16 novembro 2017

Executivo Municipal eborense delineou trabalho com as Freguesias

A primeira reunião geral do novo executivo municipal para coordenação do trabalho com as freguesias realizou-se no dia 15 de Novembro, nos Paços do Concelho de Évora. ​Contou com a participação, além dos eleitos pelas Juntas e Uniões de Freguesia, do Presidente do Município, Carlos Pinto de Sá, do Vice-Presidente João Rodrigues e do Vereador Alexandre Varela.

Uma reunião que serviu essencialmente para tratar da articulação do trabalho a realizar neste mandato que se está a iniciar, abordando assuntos tão diversos como as opções do plano e orçamento para 2018, os contratos interadministrativos e acordos de execução ou a calendarização das reuniões entre ambos os órgãos.

O Presidente da Câmara Municipal, Carlos Pinto de Sá, foi o primeiro a intervir, tendo explicado a distribuição de Pelouros e manifestado a disponibilidade para analisar e acolher propostas que contribuam para melhorar as Opções do Plano e Orçamento para 2018 já em preparação. A temática das freguesias extintas há cerca de cinco anos foi outro dos assuntos que lhe mereceu referência, sublinhando a vontade camarária para continuar a lutar junto dos órgãos competentes para a reposição destas.

Destacou ainda, do trabalho realizado no mandato anterior, a criação do Pelouro das Freguesias e do Gabinete de Apoio às Freguesias. Duas medidas importantes no relacionamento entre ambos os órgãos do Poder Local e cuja funcionalidade quer aprofundar, solicitando às Freguesias que avaliem o seu funcionamento. As Comissões e Conselhos Municipais foi outro dos temas em foco, apelando o Presidente a que se façam representar nestes.

Por seu turno, o Vice-Presidente e Vereador João Rodrigues centrou a sua intervenção na calendarização das reuniões da Câmara com as Freguesias. Propôs o agendamento de várias reuniões periódicas em cada freguesia rural e urbana e, além destas, considerou serem necessárias ainda reuniões na Câmara com todas as freguesias.

Os trabalhos prosseguiram com a apresentação, por parte dos Presidentes das Freguesias, de sugestões, preocupações e propostas de trabalho referentes às respectivas localidades.

Frg1.jpg Frg2.jpg