29 setembro 2017

Exposição "Do Lado de Cá" nos Paços do Concelho de Évora

A​té ao dia 21 de Outubro poderá conhecer a exposição de "Maquetes do edifício dos Paços do Concelho" patente no 1º andar dos Paços do Concelho de Évora, que foi inaugurada esta manhã (29 de Setembro) pela Vice-Presidente, Élia Mira.

As maquetes são da autoria dos alunos do Colégio dos Salesianos e suas famílias. Esta mostra insere-se na ação educativa do município, denominada  "Do Lado de Cá – A Autarquia das Portas para Dentro"  que é a concretização de uma necessidade sentida pelas professoras da Fundação Salesianos, Jainete Massuça e Cristina Moita, no âmbito do programa de Estudo do Meio para o 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que privilegia o contacto direto das crianças com a realidade onde se inserem.

Perante isto a autarquia eborense, com alguma tradição no desenvolvimento de projetos desta natureza, abriu as portas, visando assim contribuir para um melhor entendimento da sua missão e dos serviços por si prestados e respondendo a um desafio e necessidade apresentada pela escola.

Na cerimónia de inauguração, a Vice-Presidente do Município de Évora realçou o interesse do projecto que permitiu aos mais novos conhecer a autarquia por dentro. A iniciativa demonstra, constatou a autarca, que sendo o Município mais associado à escola pública desta vez é uma escola do ensino privado a parceira, testemunhando assim uma Cidade Educadora construída para todos e com a participação de todos.

A união entre pais e filhos na criação destes trabalhos foi uma constante, atestada também nas palavras do técnico camarário responsável pelo projecto no terreno e da representante dos pais. Inclusive as próprias crianças fizeram questão de ir à mesa, dar o seu testemunho sobre o significado deste desafio, que encaram como uma experiência muito enriquecedora de trabalho conjunto com os familiares.

Foto1.jpg Foto2.jpg Foto3.jpg Foto4.jpg Foto5.jpg Foto6.jpg Foto7.jpg Foto8.jpg Foto9.jpg Foto10.jpg Foto11.jpg Foto12.jpg Foto13.jpg Foto14.jpg Foto15.jpg Foto16.jpg Foto17.jpg Foto18.jpg Foto19.jpg