01 junho 2016

Exposição “Memória e Identidade” nos Paços do Concelho de Évora

"Memória e Identidade" é o tema da exposição que será inaugurada no dia 6 de Junho, pelas 17:30 horas, no átrio dos Paços do Concelho de Évora, onde ficará patente até 6 de Julho.

Esta exposição apoiada pela Câmara Municipal, insere-se no plano anual de atividades do Agrupamento de Escolas n.º 2 de Évora/Escola Secundária Gabriel Pereira e envolveu cerca de 300 famílias na decoração de garrafas com tricôs e crochés alusivos à azulejaria portuguesa.

Os professores responsáveis pela Expressão Plástica no 1º Ciclo em todas as Escolas do Agrupamento, pela disciplina de Artes Visuais na Escola André de Resende e pela Formação Vocacional na Escola Gabriel Pereira responderam ao projeto através da recuperação de memórias ligadas à azulejaria portuguesa e à tradição de rendas tricôs e crochés.

As famílias colaboraram com garrafas tricotadas para a execução de uma gigante cortina tridimensional que conjuga o trabalho de diferentes gerações através da aplicação de técnicas diversas.

Coincidindo com a comemoração do 30º aniversário da classificação de Évora como património mundial pela UNESCO, os dinamizadores desta exposição evocam assim o património azulejar de que Évora é também grande representante no interior das suas igrejas e conventos.

Pojeto Memorias Portuguesas.JPG