19 janeiro 2017

Exposição do Projecto Humano Natureza na Igreja de S. Vicente

​Até 31 de Janeiro pode conhecer a exposição de trabalhos realizados no âmbito do projecto Humano Natureza que foi inaugurada na tarde de 18 de Janeiro, na Igreja de S. Vicente. Uma mostra assente no diálogo interdisciplinar entre Filosofia, Arte e Ambiente.

Esta exposição está incluída num programa que conta ainda com três debates até final do corrente mês, todos com início marcado para as 18 horas: um sobre Ética Alimentar (no dia 19), outro sobre Cidades: Lugares Sustentáveis (dia 26) e o debate e encerramento Relação Humano-Natureza: Educação Transformação no dia 31. A autarquia estará representada no dia 26 pela Vice-Presidente, Élia Mira que também esteve presente na inauguração da exposição acima mencionada.

O projecto Humano-Natureza, segundo os seus dinamizadores, é "uma investigação-ação assente nos princípios da educação experiencial, na qual se estimula  o desenvolvimento do pensamento reflexivo, sentido critico, valores éticos e de uma visão holística e integradora do mundo através da vivência de um conjunto de aulas de Filosofia em contexto de Natureza".

DSC_0022.jpg

Trata-se de uma iniciativa que se integra no Projecto Educativo Local e está em curso desde o ano lectivo 2014-2015, realizada pela Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora e Escolas Secundárias Gabriel Pereira e Severim de Faria, com a colaboração da Câmara Municipal de Évora (ao longo do ano letivo através da cedência de autocarro para a deslocação de alunos e professores para as aulas de campo; apoio logístico de suporte à exposição, bem como a cedência do espaço e apoio na divulgação da mesma).

A ação é dinamizada no âmbito da disciplina de Filosofia do Curso Secundário, integrando alunos de turmas de Humanidades, Artes e futuramente Ciências. Estas turmas são submetidas a um programa pedagógico de experiência direta em meio natural ao longo do ano letivo, com a aplicação de diagnósticos intercalares. No final da ação é realizada uma avaliação do processo pedagógico assim como uma exposição pública dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos neste âmbito.

DSC_0018.jpg

Este projecto apresenta a seguinte equipa de professores: Maria Ilhéu, Sónia Ângelo, Jesuína Barcelos, Ana Paula Fadigas e Leonor Serpa Branco que, em conjunto com duas alunas das escolas participantes, apresentaram ao público o trabalho realizado. Realçaram a importância do projecto tanto para os professores como para os alunos e no final alguns dos presentes leram frases sobre as emoções suscitadas no âmbito do projecto que é mais um importante contributo para a construção de Évora como Cidade Educadora que oferece as mais variadas experiências no campo educacional.