13 abril 2018

Exposição "Guerra, Censura e Humor" evoca I Guerra Mundial

O Museu Nacional de Imprensa e a Câmara Municipal de Évora inauguraram ontem, 12 de abril, no Palácio de D. Manuel, a exposição documental "Guerra, Censura e Humor". Trata-se de uma mostra evocativa do centenário da I Guerra Mundial (1914-1918), que inclui cerca de uma centena de registos entre jornais, revistas e correspondência censurada da época, para além da reprodução de 40 desenhos do artista Holandês Raemaekers, conhecido pelos seus cartoons políticos antigermânicos.

"Esta é a primeira de um conjunto de exposições sobre o armistício da primeira grande guerra que a autarquia vai promover ao longo deste ano", revelou a Vereadora Sara Dimas Fernandes durante a cerimónia de abertura do evento. A autarca eborense - acompanhada pelo Presidente do Núcleo de Évora da Liga dos Combatentes, Sargento-ajudante Paulo Pagará - não deixou de salientar que apesar de este conflito ter terminado há 100 anos, muitos outros têm acontecido e, "infelizmente", mais se perspetivam com todos os malefícios que daí advêm.

A exposição é de entrada gratuita e pode ser vista até 12 de maio nos seguintes horários: segunda a sexta-feira (10h - 12h e 14h - 18h) e sábados (14h - 18h).

DSC_0006.JPG​​