26 junho 2017

Fórum Évora Tourism Think Tank

O Palácio D. Manuel foi palco esta segunda-feira de manhã da realização do primeiro Fórum Évora Tourism Think Tank, uma iniciativa organizada em parceria entre o Laboratório de Turismo (Tourism Creative Lab.) inserido no Centro de Investigação CIDEHUS da Universidade de Évora, e a Câmara Municipal de Évora.

Este encontro/debate, incluído na vasta programação da Feira de S. João 2017, contou com a presença, na Sessão de Abertura, do Vereador Eduardo Luciano, responsável municipal pela área do turismo.

Durante a sua intervenção, o autarca de Évora realçou a importância de iniciativas como esta, principalmente por "permitir delinear estratégias de futuro".

"Há que perceber o caminho a percorrer e acima de tudo, há que fazer tudo para fazer de Évora um sítio único e, dessa forma, atrativo para os turistas", referiu o vereador Eduardo Luciano, lembrando que provavelmente esta iniciativa deverá ser das últimas antes do Palácio D. Manuel entrar para obras.

Tendo como pano de fundo a sustentabilidade, o vereador Eduardo Luciano foi ainda mais longe ao realçar a importância dos temas em análise neste fórum já que permitem "medir e diagnosticar, algo fundamental para perceber qual o caminho a trilhar e o que os turistas procuram quando visitam Évora".

Por seu turno, José Santos, em representação da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo, referiu que Évora está com um nível de desenvolvimento "turístico bastante interessante".

Este técnico, que salientou igualmente a importância deste fórum, referiu ainda que "estamos na altura certa para discutir a sustentabilidade turística de Évora, já que a cidade neste momento é a quarta melhor do país em termos de ocupação hoteleira".

Por último, Fernanda Olival, da Universidade de Évora aproveitou a oportunidade para apresentar sumariamente a criação do Laboratório de Turismo (Tourism Creativa Lab), inserido no Centro de Investigação CIDEHUS da Universidade de Évora. "Pretende ser uma espécie de plataforma/interface para uma colaboração permanente entre os agentes turísticos da região".

O Retrato Geográfico do Turismo no Centro Histórico de Évora, O Perfil do Visitante do Centro Histórico e a Apresentação do Projeto Creatour – Desenvolver Destinos de Turístico Criativos em Cidades de Pequena e Média Dimensão foram alguns dos pontos altos deste fórum.