01 outubro 2014

De 3 a 5 de Outubro: Évora recebe Fórum Ibérico da Juventude e 13º Encontro Nacional de Associações Juvenis

A discussão vai incidir em torno da definição das políticas europeias para a Juventude até 2020.

​8​00 Dirigentes de associações jovens de todo o país reúnem-se, na Arena de Évora, entre os dias 3 e 5 de Outubro, para a realização do Fórum Ibérico da Juventude e do 13º Encontro Nacional de Associações Juvenis (ENAJ). 

“Europa 2020 – Uma Nova Geração de Políticas de Juventude”, é o tema de fundo do seminário que, na próxima sexta-feira (dia 3), antecede o arranque do encontro nacional. A discussão vai incidir em torno da definição das políticas europeias para a Juventude até 2020. 

Ambas as iniciativas são promovidas pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), que justifica a escolha do tema com “a necessidade ​de se estabelecer um plano de cooperação transfronteiriço efetivo, envolvendo as organizações, responsáveis políticos e demais atores do setor da Juventude da Espanha e Portugal, nomeadamente nas regiões fronteiriças”, no âmbito da definição da Estratégia Juventude 2020 - Programa Europeu Erasmus+JÁ. A FNAJ acrescenta, ainda, a sua convicção de que “numa sociedade cada vez mais complexa, com rápidas e profundas transformações, é necessário encarar a Juventude como um setor estratégico de desenvolvimento do País e da Europa.” 

Relativamente ao encontro de associações juvenis, os responsáveis esperam, a exemplo das edições anteriores, uma “forte participação dos jovens”, por forma a tornar este espaço de discussão “num decisivo instrumento de afirmação da voz do tecido associativo juvenil.”

No Sábado (dia 4), pelas 12h, realiza-se a sessão de Abertura do 13.º ENAJ, presidida pelo Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, acompanhado do presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá. 

Durante o ENAJ a Federação de Associações Juvenis vai assinar dois protocolos de cooperação: um com o Instituto Português do Desporto e Juventude e, outro, com a Sociedade Portuguesa de Autores. Destaque ainda para a comunicação de Marcelo Rebelo de Sousa, no dia 4, pelas 14h30, intitulada “A participação dos jovens e o papel do associativismo na sociedade e na construção da democracia”.

A sessão de encerramento está agendada para Domingo (dia 5), com a presença da Vice-Presidente da autarquia eborense, Élia Mira.