19 janeiro 2015

Fórum Social sobre Inclusão Social em Évora

Um fórum com ampla participação, onde se apresentaram projetos de apoio à coesão social e novas metodologias de trabalho.

A​ Câmara Municipal de Évora, em parceria com a rede social local, organizou o Fórum Social – "Formas Inovadoras para a Inclusão Social", durante o dia de hoje (19 de janeiro), no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

 

Um fórum com ampla participação, onde diversas instituições apresentaram projetos de apoio à coesão social e se tomou também conhecimento de novas metodologias de intervenção social.

 

A sessão de abertura contou com intervenções de Carlos Pinto de Sá (Presidente da Câmara de Évora); Élia Mira (Vice-Presidente da Câmara e Presidente do CLASE – Conselho Local de Ação Social de Évora); e Sónia Ramos (Diretora do Centro Distrital de Segurança Social).

 

Durante a manhã foram apresentados diversos projetos por instituições e um estudo de caraterização da pobreza e insegurança alimentar doméstica das famílias com crianças em idade escolar, por Mónica Truninger (Universidade de Lisboa). De tarde, os trabalhos incidiram na apresentação da Metodologia Spiral, por Samuel Thirion (Coordenador da rede de territórios de co-responsabilidade e especialista internacional na metodologia Spiral) e no debate " As políticas sociais em vigor e o seu futuro", que teve como intervenientes os deputados da Assembleia da República, Miguel Tiago (PCP); Bravo Nico (PS) e Pedro Lynce (PSD).