24 maio 2017

FabLab Évoratech da ADRAL acolhe Encontro Nacional de FabLabs no dia 26 de Maio

A ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo acolhe, no dia 26 de Maio, o Encontro Nacional de FabLabs Évora 2017, que irá decorrer nas instalações municipais do FabLab Évoratech e espaços circundantes, no Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia.

Esta iniciativa de âmbito nacional é organizada em regime de rotatividade pelas organizações e entidades que possuem laboratórios de prototipagem, mais conhecidos por FabLabs, e cabe agora à cidade de Évora, e à região Alentejo, receber a comunidade portuguesa de makers com espírito criativo, capazes de executar diferentes tarefas no âmbito da «fabricação digital», dando a conhecer à comunidade local este novo conceito de inovação.

Prevê-se a realização de sessões abertas ao público em geral, nas quais será possível interagir com estes «inventores» no desenvolvimento de soluções experimentais e de prototipagem rápida, com recurso a instrumentos avançados, promovendo a criatividade tecnológica e a inovação. Esta interação com a sociedade civil e o conhecimento gerado acerca das ferramentas existentes nesta área podem ser decisivos para a criação de valor económico nas empresas, nos empreendedores e principalmente no público mais jovem.

Será também possível assistir a iniciativas como workshops, palestras, uma sessão da rede de Dialogue Cafés subordinada ao tema «Craft Makers and FabLabs», e a demonstrações de projetos de robótica, todas elas de entrada gratuita. Para mais informações e inscrição nas atividades basta visitar o website da ADRAL em www.adral.pt.

O Encontro Nacional de FabLabs Évora 2017 assume-se com uma nova etapa na consolidação do espaço Évoratech e propõe-se impulsionar a região Alentejo como um território onde a inovação e criatividade tecnológica se destacam cada vez mais.