21 setembro 2018

Câmara Municipal de Évora associa-se a manifestação sobre a falta de alojamento para estudantes da Universidade de Évora

​O Presidente da Câmara Municipal, Carlos Pinto de Sá, esteve presente esta quinta-feira numa manifestação organizada pela Associação Académica da Universidade de Évora, em frente ao edifício dos Paços do Concelho. Esta iniciativa serviu para os estudantes demonstrarem a sua preocupação face à dificuldade em encontrar alojamentos.

O autarca eborense, que recebeu os estudantes no Salão Nobre, mostrou-se consciente deste problema e abordou um conjunto de medidas que já estão a ser trabalhadas pelo município para que esta situação possa ser mitigada. Afirmou que "há um acordo com a Universidade para a criação de uma residência dentro do centro histórico com a capacidade de 69 quartos, e para a realização de obras em casas do município, num total de 60 quartos". Foi também relembrada a existência do programa municipal "Laços para a vida" que proporciona a possibilidade de idosos que vivem no centro histórico acolherem estudantes em suas casas.

Apesar disso, o presidente da autarquia relembrou que "não estamos a falar de casos pontuais, mas de milhares de casos, em Évora e em outras cidades do país" pelo que a autarquia não tem por si só os instrumento necessários para solucionar este problema, cuja resolução só pode ser conseguida "através de uma maior financiamento do Governo ao Ensino Superior".

Miguel Luís, vice-presidente da Associação, aponta problemas como o valor das rendas dos quartos que aumentaram cerca de 200 euros, relativamente a anos anteriores. Refere ainda que o aumento do turismo, conjugado com o facto de este ano ter ocorrido o maior número de sempre de estudantes a escolher a Universidade de Évora como primeira opção, resultando num crescimento de 2,5% relativamente a 2017, levou a uma grande procura de alojamento e à necessidade de encontrar soluções a curto e longo prazo.

DSC_0100.jpg DSC_0104.jpg DSC_0111.jpg DSC_0115.jpg DSC_0120.jpg DSC_0123.jpg DSC_0124.jpg DSC_0129.jpg DSC_0134.jpg DSC_0136.jpg DSC_0143.jpg DSC_0155.jpg DSC_0156.jpg DSC_0160.jpg DSC_0167.jpg