07 setembro 2017

GESAMB sensibilizou pessoal não docente para a importância da reciclagem

​Uma ação de sensibilização sobre a temática da reciclagem, destinada a alertar sobre a importância da separação dos resíduos urbanos e importância da sua gestão correta, decorreu ontem (06 de setembro) nas instalações da empresa intermunicipal GESAMB, em Évora.

Esta formação, integrada no programa do início do ano letivo de 2017/18, que a Câmara Municipal de Évora proporcionou ao pessoal não docente das escolas do Concelho, é mais um contributo para a consolidação de Évora como Cidade Educadora.

Gilda Matos, da área da Comunicação da GESAMB, foi a formadora e guia pelas instalações da empresa. Alertou para a importância crucial de efetuar a separação adequada dos lixos e também ouviu sugestões sobre melhorias que podem ainda ser implementadas nas escolas. Explicou como se processa o trabalho da empresa no distrito de Évora e os benefícios que advém da reciclagem. Benefícios ambientais, mas também económicos e inclusive como fonte geradora de novos empregos.

Nunca é demais recordar que uma lata pode durar até 500 anos sem se degradar, os plásticos 400 a 500 anos e o vidro 2000 anos, com os impactos ambientais negativos que daí advém, informou Gilda Matos.

As boas práticas foram igualmente salientadas, falando por exemplo da importância de espalmar as embalagens antes de as colocar no contentor amarelo, o escorrer destas sem as lavar ou o evitar de colocar vidro temperado (mais resistente) no vidrão, entre outras.

No final, além do certificado da formação, os participantes tiveram direito à oferta de um conjunto de sacos de reciclagem, sacos que também podem ser oferecidos a qualquer munícipe desde que se apresente nas instalações da GESAMB com 20 embalagens usadas para reciclar.

Refira-se que a GESAMB – Gestão Ambiental e de Resíduos, EIM, foi criada pela Associação de Municípios do Distrito de Évora, tendo entrado em funcionamento em 2004. É uma empresa intermunicipal de capitais maioritariamente públicos e a sua missão é assegurar a gestão integrada do Sistema Intermunicipal de Resíduos Urbanos do Distrito de Évora, utilizando as técnicas mais seguras e ambientalmente adequadas. Pode conhecer mais em http://www.gesamb.pt