08 novembro 2018

Homenagem pública à Professora Isabel Fialho na Vendinha

​A Professora Isabel Fialho foi homenageada publicamente, ontem, dia 07 de novembro, na Escola Básica da Vendinha, pela Câmara Municipal de Évora e pela União de Freguesias de S. Manços e S. Vicente do Pigeiro.

Muitas pessoas, nomeadamente ex-alunos desta docente, encheram a sala de aula, mostrando o seu apreço a quem deu tanto à freguesia. Recorde-se que esta professora, que lecionou entre 1952 e 1958 na referida escola, distinguiu-se sempre pela sua dedicação, competência profissional e um grande apoio aos alunos. A professora Isabel esteve acompanhada do seu marido, o professor catedrático Galopim de Carvalho.

A Vereadora Sara Fernandes sentiu-se honrada por homenagear a professora Isabel, explicando que para a Câmara Municipal, "o professor não deve nunca ser separado da sua função social". No fim, agradeceu à professora por fazer a diferença numa altura tão difícil para a população como era aquela época.

Isabel Fialho ficou emocionada por todas as palavras que lhe foram dirigidas e pelos presentes oferecidos, tanto pela Vereadora como pelos ex-alunos e atuais alunos da Escola.

Nesta ocasião, foi ainda descerrada uma placa em homenagem à professora Isabel Fialho com a seguinte informação: "ESTA ESCOLA REGISTOU DUAS ÉPOCAS, UMA ANTES E OUTRA DEPOIS DA PROFESSORA MARIA ISABEL FONTE-SANTA FIALHO (ENTRE OS ANOS DE 1952 E 1958) | A CÂMARA MUNICIPAL DE ÉVORA E A UNIÃO DE FREGUESIAS DE SÃO MANÇOS E SÃO VICENTE DO PIGEIRO PRESTARAM ESTA JUSTA HOMENAGEM EM NOVEMBRO DE 2018".

A cerimónia contou com dois momentos musicais, sendo o primeiro com os alunos da Escola Básica da Vendinha e o segundo com o Grupo Coral Etnográfico Paz e Unidade de Alcáçovas, terminando com um lanche convívio.

Para mais fotografias: https://bit.ly/2JPFizv