13 junho 2017

IFRRU apoia Reabilitação e Revitalização urbana

A Associação Nacional de Municípios Portugueses promoveu recentemente, no auditório da CCDRA, uma Sessão de Apresentação do IFRRU 2020 – Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas para os municípios da região Alentejo.

O IFRRU 2020 é um instrumento financeiro destinado a apoiar investimentos em reabilitação urbana, que cobre todo o território nacional.

Para potenciar mais o investimento, o IFRRU 2020 reúne diversas fontes de financiamento, quer fundos europeus do PORTUGAL 2020, quer fundos provenientes de outras entidades como o Banco Europeu de Investimento e o Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa, conjugando-os com fundos da banca comercial.

Num único pedido de financiamento, é apoiado, em condições mais favoráveis, o investimento na reabilitação urbana e na eficiência energética do imóvel a reabilitar, sem restrições na natureza da entidade que solicita o financiamento ou no uso a dar ao imóvel a reabilitar.

Apesar de decorrerem à presente data os procedimentos com vista à seleção da ou das entidades financeiras que irão gerir (por parte da Entidade Gestora), o município de Évora prepara desde já um conjunto de medidas que visam permitir prestar todo o apoio aos munícipes e entidades que entendam recorrer a este instrumento financeiro.

Oportunamente será realizada uma sessão pública para apresentação do instrumento financeiro, das suas regras e possibilidade de uso, dirigida preferencialmente aos potenciais interessados (proprietários ou detentores de direitos de propriedade) de imóveis situados no interior da Área de Reabilitação Urbana do Centro Histórico.