23 março 2015

III Ciclo de Conferências "Os Outros Patrimónios de Évora" abre com comunicação sobre “Os Passos do Senhor em Évora"

Dia 25 de março, pelas 17h30, na Sala dos Leões dos Paços do Concelho.

Começa no próximo dia 25 de março, pelas 17h30, na Sala dos Leões dos Paços do Concelho, o III Ciclo de Conferências sobre "Os Outros Patrimónios de Évora". A iniciativa resulta de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal e a Universidade de Évora (UÉ), através do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da UÉ (CIDEHUS).

Dar a conhecer aspetos do património da cidade que, frequentemente, passam despercebidos tanto aos eborenses como àqueles que nos visitam é um dos objetivos da organização que pretende ainda relembrar espaços desaparecidos ou reutilizados, cuja memória das suas utilizações tenha caído no esquecimento.

A primeira conferência deste novo ciclo tem como tema “Os Passos do Senhor em Évora”, tendo como conferencista Maria Ludovina Grilo, da Câmara Municipal. Os “Passos do Senhor” são cinco estações da Via Sacra - executadas entre os anos de 1720-23 - distribuídas pelo centro histórico da cidade (Colégio dos Meninos Órfãos, Rua Cinco de Outubro, Igreja de São Tiago, fachada lateral da Igreja de Santo Antão e fachada principal da Igreja de São Vicente).

O programa para este primeiro semestre de 2015 inclui um conjunto de quatro conferências, todas de entrada livre. A próxima está agendada para 15 de Abril, com a presença de Armando Quintas, que fará uma comunicação sobre “O Mármore do Anticlinal de Estremoz em Évora.

Consulte o programa geral em anexo.​

ciclo_conferencias_25marco2015.jpg Outros Patrimonios-proggeral-peq.jpg