03 julho 2015

III Encontro de Bibliotecas Escolares do Alentejo: Incentivar o gosto pela leitura numa sociedade em mudança

“É muito importante transmitir aos alunos o gosto pela leitura, que faz de nós melhores cidadãos”, salientou o Presidente da Câmara Municipal de Évora.

​O III Encontro de Bibliotecas Escolares do Alentejo subordinado ao tema: "Ler e Formar Leitores no Século XXI: Bibliotecas em Mudança" está a decorrer hoje (3 de Julho) no auditório da Direção de Serviços da Região Alentejo da DGEstE. Esta iniciativa, que abriu com o cante alentejano executado pelo grupo Cantares de Évora, é organizada pela Coordenação Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares com o apoio de várias entidades, entre as quais a Câmara de Évora.

"É muito importante transmitir aos alunos o gosto pela leitura, que faz de nós melhores cidadãos", sublinhou na sua intervenção o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Pinto de Sá.

Este encontro visa criar um espaço de reflexão e debate sobre as mudanças vividas pelas bibliotecas escolares e pelos sistemas bibliotecários, em geral, face à evolução tecnológica e às transformações que atravessam a sociedade, a cultura e a educação.

Na sessão de abertura, cujo moderador e anfitrião foi Manuel Barroso (DGEstE-DSRA) além da intervenção do autarca eborense, falou também Fernando Pinto ​do Amaral (Plano Nacional de Leitura) que deixou alguns tópicos sobre a importância da leitura e das bibliotecas, e Manuela Silva (Rede de Bibliotecas Escolares) que abordou os novos cenários e desafios que se apresentam nesta área e as questões gerais a ter em conta.

Durante a manhã decorreu ainda uma conferência proferida por José Pacheco Pereira "Ler diferente é ler melhor?", apresentada por Zélia Parreira (Biblioteca Pública de Évora) e o painel "Bibliotecas com valor ou o valor das bibliotecas" com Teresa Calçada, Casimiro Amado, Filipe Leal e Paulo Leitão.

No programa para a tarde está agendada a conferência "Acesso à informação em dispositivos móveis: oportunidades e desafios" por Cristina Ponte (Universidade Nova de Lisboa) e o painel "Ler…como?" com Paula Ochôa, Teresa Mendes, Ana Paula Figueira e José Moura de Carvalho. Será ainda apresentada uma boa prática por Florinda Almeida (EB Fialho de Almeida, Cuba). O encerramento do encontro contará com a atuação do Coral Évora.