03 julho 2017

Importância da água na agricultura do Alentejo debatida em Évora

"A​ água como factor de desenvolvimento da actividade agrícola e contributo para a soberania alimentar" foi o tema do colóquio organizado pela Câmara Municipal de Évora na manhã de 1 de Julho, no Palácio de D. Manuel.

Um evento integrado na Feira de S. João 2017 cuja apresentação coube ao Presidente da autarquia, Carlos Pinto de Sá e que foi moderado pela Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo.

A água, explicou Carlos Pinto de Sá, é uma questão essencial e o desenvolvimento das sociedades nos próximos anos terá em conta o uso deste recurso. Os vários intervenientes no colóquio deram o seu contributo técnico e diversos membros da assistência colocaram questões que vieram enriquecer mais o debate em torno desta matéria.

Ricardo Serralheiro (Professor do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas da Universidade de Évora) apresentou a comunicação "Regadio: Desenvolvimento, Sustentabilidade, Soberania Alimentar- Presente e Futuro".

Seguiu-se Joaquim Manuel Lopes (Direcção da Confederação Nacional da Agricultura) que abordou o uso da água na perspectiva da agricultura familiar. Falou também das principais dificuldades e passos necessários para a sua defesa, a qual significa igualmente a fixação da população no mundo rural, evitando o seu êxodo para o litoral com a consequente desertificação do interior.

Por seu turno, Carlos Marques (Professor Catedrático da Universidade de Évora) mostrou como Alqueva mudou o cenário do país. O modelo de desenvolvimento agrícola do Alentejo, sua evolução, tendências e implicações do regadio foram aspectos também focados na sua intervenção.

João Martins (Técnico da Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva) apresentou o trabalho que tem sido desenvolvido ao longo das últimas duas décadas pela EDIA e as potencialidades que abre para a fixação de população. Um trabalho que se pode conhecer melhor em http://www.edia.pt/pt

A1.jpg A2.jpg A3.jpg A4.jpg A5.jpg A6.jpg A7.jpg A8.jpg A9.jpg A10.jpg A11.jpg A12.jpg A13.jpg A14.jpg A15.jpg A16.jpg A17.jpg A18.jpg A19.jpg A20.jpg A21.jpg A22.jpg