17 junho 2019

Iniciativa “Pelos Caminhos do Concelho” visitou o Bacelo

Os eleitos com pelouros da Câmara Municipal de Évora, acompanhados por técnicos municipais e por responsáveis da União de Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde, percorreram, durante a manhã de Sábado, 15 de junho, algumas artérias daquela freguesia, na zona do Bacelo, em mais uma ação integrada na iniciativa “Pelos Caminhos do Concelho”.

​Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara de Évora, aproveitou o início dos trabalhos para abordar a situação económica do município, tendo aproveitado para destacar as intervenções em curso e programadas para toda aquela zona, nomeadamente, a ligação pedonal e ciclável ao Centro Histórico (com conclusão prevista para o inicio de 2020 num montante de quase 370 mil euros), o assinalável investimento camarário nas obras na estrada da Chainha (com execução de um passeio), ou a necessidade de ordenamento do mercado que se realiza no Bacelo.

DSC_8376web.jpg

Na parte da freguesia respeitante à Senhora da Saúde, o autarca garantiu que vão avançar obras de requalificação no Largo principal daquele bairro tendo, ainda, adiantado estar em estudo uma solução para a redução de tráfego na Rua de Portel. Em estudo está também a criação de um parque de apoio a caravanas no parque de estacionamento da Porta da Lagoa.

Gertrudes Pastor, Presidente da União de Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde, alertou os eleitos para diversos problemas, com ênfase para as questões da limpeza pública, as quais considera uma preocupação maior na freguesia.

DSC_8308web.jpg

Durante a visita pela freguesia, um grupo de moradores solicitou apoio para regularização de um problema urbanístico que se arrasta há décadas. Os eleitos informaram estar em ponderação a melhor forma de resolução do assunto, o qual tem sido acompanhado pelos serviços municipais. Tratando-se de uma situação anormal que resulta da responsabilidade partilhada dos moradores, ficou o compromisso de o Município continuar a procurar uma solução.

DSC_8342web.jpg

No final decorreu um encontro com a população, na sede da União de Freguesias, onde os eleitos responderam a pedidos de esclarecimento e sugestões relacionados com habitação, limpeza de espaços públicos, abrigos de transporte público, iluminação, escoamento de águas, acessibilidades e ruturas de água. Pinto de Sá chamou também a atenção para o preocupante aumento dos depósitos ilegais de lixo dando, como exemplo, os 400 detetados no mês passado.

DSC_8398web.jpg