26 julho 2019

LIFE Água de Prata – Avança abertura de procedimento concursal que permitirá poupar 140.000 m3/ano de água

No âmbito do projeto LIFE Água de Prata (LIFE17 CCA/PT/000076) a Câmara Municipal de Évora irá abrir procedimento concursal para adjudicação de empreitada de reparação das nascentes e condutas do Aqueduto da Água de Prata, reequipamento das estações de bombagem e poços da Graça do Divor, construção de um reservatório de água em S. Bento e construção de rede de distribuição de água.

Estes trabalhos permitirão captar, armazenar e distribuir a água proveniente das “nascentes do Divor” e a sua utilização na rega de 20,3 ha de espaços verdes urbanos, o que equivale a cerca de metade das áreas verdes da cidade e corresponde à poupança de 140.000 m3/ano de água.

Esta ação, para além das evidentes vantagens do ponto de vista ambiental e financeiro, representa um importante contributo para “descarbonização” da cidade, uma vez que o fornecimento de água se fará de forma gravítica, reduzindo-se também o consumo de energia e as correspondentes emissões de CO2 em cerca de 2,16 toneladas/ano.

Num quadro mais amplo, esta e outras ações que se seguirão concorrem para a prossecução dos objetivos prioritários e áreas de atuação definidas na EMAAC de Évora (http://www.cm-evora.pt/pt/site-viver/Habitar/ambiente/Paginas/Projeto-ClimAdaPT-Local.aspx​​).