10 julho 2017

Projeto LIFE-LINES levou alunos eborenses a Montemor-o-Novo

O programa de voluntariado associado ao projeto Projeto LIFE-LINES que em Évora se iniciou em Abril deste ano com trabalhos regulares de controlo de canas, tem desde decorrido todas as sextas-feiras nele participando alunos da Escola Conde de Vilalva.

Procurando proporcionar um último dia de atividades diferentes, incluindo as de lazer, os alunos de uma das duas turmas envolvidas deslocaram-se recentemente a Montemor-o-Novo para um dia diferente, com o qual se celebrou o encerramento das atividades deste ano letivo.

Assim, com a colaboração logística da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e MARCA-ADL, a turma esteve pela manhã na Ecopista do Montado, onde para além do trabalho de controlo de canas que já vem desenvolvendo, tomou conhecimento e uma vez mais aplicou com empenho as técnicas mais adequadas ao controlo de uma espécie que até agora não havia trabalhado: as mimosas (Acacia dealbata).

O controlo desta espécie é assegurado através do descasque de tronco, seguido da "morte em pé" e posterior corte. Para além do controlo de novos exemplares, procedeu-se ainda ao abate de árvores entretanto secas que já haviam sido intervencionadas em Setembro passado pelo programa de voluntariado ali dinamizado pela MARCA-ADL.

A ta​rde foi dedicada ao lazer nas piscinas municipais de Montemor-o-Novo. A partir de Setembro, a perspetiva é voltar ao trabalho na área já beneficiada junto à Ecopista de Évora, onde, se o clima de Outono permitir, se iniciarão também plantações.

Évora tem procurado assentar a sua intervenção nas pessoas - o seu maior património - com o objetivo de capacitar o território enquanto potência educativa através da educação formal, mas também não formal e informal, apostando numa cidadania ativa e participativa. Foi neste âmbito que  convidou a mais antiga eco escola do concelho, a EB Conde Vilalva (Agrupamento de Escolas n.º 4 de Évora) a associar-se a este programa de voluntariado, que se iniciou em abril deste ano com trabalhos regulares (na Ecopista de Évora, próximo da Escola) em contexto não formal e que permitiram aos alunos contribuir para o controlo de canas, entre outras aprendizagens.

O projeto LIFE-LINES, apoiado pelo programa LIFE da União Europeia no ano de 2015 e em curso até Julho de 2020, visa ensaiar, avaliar e fomentar o uso de medidas destinadas a minimizar os efeitos negativos de infraestruturas lineares (rodovias, ferrovias, linhas elétricas) na biodiversidade. Para o efeito, entre outros trabalhos, o projeto prevê a criação, ao longo das infraestruturas lineares a intervencionar, de uma Infraestrutura Verde que apoie a conservação da biodiversidade do território em que atua. É um projeto coordenado pela Universidade de Évora e do qual a Câmara Municipal de Évora é parceira, a par com outras entidades públicas e privadas, incluindo a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e a associação MARCA-ADL, também daquele concelho. Pode saber mais em https://lifelines.uevora.pt

controloacacias (1).JPG controloacacias (2).JPG controloacacias (3).JPG