13 dezembro 2019

LUMINÁRIAS DE TECNOLOGIA LED PERMITEM REDUÇÃO DE 70% NO CONSUMO DE ENERGIA NA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DE ÉVORA

Estão em curso os trabalhos de substituição das luminárias da cidade por outras mais eficientes dotadas de tecnologia LED. O novo sistema irá permitir ganhos energéticos significativos, estimando-se uma redução no consumo superior a 70%.

A substituição das luminárias tradicionais decorre de um acordo assinado entre as Câmaras Municipais, através da CIMAC – Comunidade Intermunicipal de Municípios do Alentejo Central e a EDP Distribuição, que prevê a implementação de um projeto de promoção da eficiência energética na iluminação pública. Ao abrigo deste projeto serão substituídas cerca de 55.000 luminárias em todo o Alentejo Central.

O sistema instalado prevê o controlo de funcionamento através de tecnologia de gestão ponto-a-ponto, o que permite regular a luminária de acordo com os parâmetros ideais para o local onde está instalada. Em Évora este sistema de telegestão será inicialmente aplicado ao Centro Histórico, embora seja possível estendê-lo aos outros locais caso se considere necessário.

O Presidente da Câmara, Carlos Pinto de Sá e o Vereador Alexandre Varela, acompanhados por técnicos responsáveis pelo projeto, observaram o processo de substituição das luminárias. Os eleitos municipais tiveram oportunidade de se referir a esta iniciativa como sendo um passo extremamente importante em todo o processo de redução de energia no contexto da luta contra as alterações climáticas.