09 maio 2017

Concurso "Leituras na Planície" estimula alunos eborenses

​A final da edição de 2017 do concurso "Leituras na Planície" realizou-se hoje (9 de Maio) no auditório da Escola Secundária Severim de Faria, em Évora.

Esta iniciativa, centrada na leitura de excertos de prosa ou poesia, foi organizada pela Rede de Bibliotecas de Évora em parceria com o Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício e Agrupamento de Escolas nº 4, contando este ano com a colaboração do Agrupamento de Escolas nº 3. Dinamizaram o evento no terreno as professoras Fátima Bonzinho e Lucinda Polícia.

O júri teve como Presidente a Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Évora, Élia Mira e contou igualmente com a participação de Maria José Alves (Rede de Bibliotecas de Évora/RBEV), Filomena Cravo (Plano Nacional de Leitura), Fernando Gameiro (Coordenador da RBEV), João Simas (Escola Severim de Faria) e Andreza Sousa (Fundação Eugénio de Almeida).

Os alunos do Conservatório Regional de Évora Eborae Mvsica, dirigidos pelo Prof. Hugo Monteiro, animaram esta festa das letras com o seu talento.

Após o momento musical, seguiram-se intervenções dos membros do júri, tendo todos sublinhado o papel crucial da leitura na formação dos mais novos, uma vez que é "absolutamente fundamental para se compreender o mundo" e igualmente "um porto para muitos mundos".

No que respeita às classificações dos vencedores de cada ano, após resolvidos dois empates entre alunos do 1º ano e também do 3º ano, ficou estabelecida do seguinte modo: Rodrigo Neves (1º ano); Clara Coelho (2º ano); Madalena Veiga (3º ano); Beatriz Feijão (4º ano); Mariana Peças (5º ano); Rita Godinho (6º ano); Beatriz Silva (7º ano); Rodrigo Teixeira (8º ano) e Isabel Carrão (9º ano). Foram também atribuídos prémios de participação. Os prémios foram oferecidos pelo Plano Nacional de Leitura, RBEV e Fundação Eugénio de Almeida.