21 março 2017

Literacias e bibliotecas em foco na Escola Secundária Gabriel Pereira

​A conferência "Literacia para o século XXI" e a apresentação de e-book "Redes Bibliotecas e Literacias. Atas do 1º Seminário da RBEV" decorreu esta segunda-feira (20 de Março), na sala de leitura da Biblioteca da Escola Secundária Gabriel Pereira (ESGP).

Foi organizada pelo CIDEHUS.UE - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora e Rede de Bibliotecas de Évora (RBEV) com o apoio da ESGP. Tratou-se de mais uma iniciativa que se insere no percurso da cidade educadora. Um caminho feito com o contributo de todos, ​visando sempre a formação de cidadãos atentos, conscientes e críticos que possam construir uma sociedade mais justa, melhor formada e mais empenhada e participativa, conforme defende a Câmara Municipal de Évora, representada neste evento pela Vice-Presidente, Élia Mira, a moderadora da conferência.

Esta conferência foi proferida pela professora Elsa Conde, da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e uma das co-autoras do modelo de avaliação da biblioteca escolar e do referencial "Aprender com a biblioteca escolar".

Elsa Conde iniciou a sua intervenção fazendo referência aos 20 anos de trabalho da RBE e também dos professores bibliotecários, prosseguindo com os desafios que enfrenta a educação face à era digital, era de grandes transformações e de comunidades globais. Considerando que a educação, a escola e o ensino vão ter de se adaptar e acompanhar a mudança dos tempos, a oradora falou dos desafios que esperam os professores e onde as bibliotecas tem também um lugar e com elas os professores bibliotecários, cujas competências também mudarão.

Defendeu a necessidade de apostar no conhecimento, atitudes e valores que fazem a diferença para pensar para um nível mais elevado e desenvolver as multi-literacias existentes no contexto educacional do século XXI. Apresentou ainda a nova edição do referencial de trabalho "Aprender com a biblioteca escolar" e suas principais alterações em relação à anterior.

Após um breve debate com o público, seguiu-se a apresentação do e-book, com intervenções de Fernando Gameiro, Fernanda Olival, António Cachopas e Olga Magalhães.

O ebook, denominado "Redes, bibliotecas e literacias - Atas do Iº Seminário da Rede de Bibliotecas de Évora", teve como editores Fernando Gameiro e António Cachopas. Assinala o quinto aniversário da criação da Rede de Bibliotecas de Évora (RBEV), a única rede portuguesa que integra bibliotecas de leitura pública, escolar e universitária. Esta obra, explicou a professora Fernanda Olival, faz parte de uma coleção que o CIDEHUS.UE tem no consórcio de editores OpenEdition, sendo o único centro português aqui representado, que permite dar a conhecer o seu trabalho em mais de 30 países. O referido e-book, com textos de vários autores de Évora, pode ser conhecido mais em pormenor em http://books.openedition.org/cidehus/2539

Foto1.jpg Foto2.jpg Foto3.jpg Foto4.jpg Foto5.jpg Foto6.jpg Foto7.jpg Foto8.jpg Foto9.jpg Foto10.jpg