19 junho 2019

Mais novos ajudam a embelezar Espaço Criança na Feira de S. João

A Câmara Municipal de Évora continua a preparar o Espaço Criança na Feira de S. João e procurou antecipadamente envolver a comunidade educativa na concepção e criação de alguns elementos decorativos.

Deste modo, as crianças, pais e instituições parceiras têm colaborado durante esta semana na colocação de elementos decorativos (como por exemplo fitas criadas a partir da reutilização de garrafas) e na decoração de estruturas que representam a criação de objetos de arte.

Importa destacar que este envolvimento da comunidade educativa também acontece no espetáculo de abertura "Évora, museu vivido", que tem lugar no dia 21 de Junho, pelas 19:30  horas. Participam crianças e alunos, famílias, docentes e não docentes de seis instituições educativas: Coopberço, Jardim Infantil O Casulo, Jardim Infantil N. Sra. da Piedade, Centro de Atividade Infantil de Évora, turma do 3º e 4º ano da Escola Básica de Canaviais e turma de 4º ano da Escola Básica de S. Mamede, no âmbito das Actividades de Enriquecimento Curricular.

O espetáculo denomina-se "Évora, museu vivido", pois cada instituição representa um quadro vivo que trabalha de forma criativa um elemento que caracteriza a região: pão, solo (pedra, barro, escultura), oliveira e azeitona (azeite); vinho; planície e cortiça; chocalhos (arte).

Além das instituições educativas participa no referido espetáculo a Associação Filarmonica Liberalitas Julia e apoia-o a empresa Chocalhos e Pardalinhos, Lda. e a Fábrica de Cortiça Correia Cork. O espetáculo é produzido pela Câmara e encenado em conjunto com as instituições educativas que participam. Tem a coordenação artística de Hugo Miguel Coelho.

Ao longo da feira, destacam-se ainda os espetáculos no palco do espaço Criança: "Discogang 70", previsto para 22 de Junho, a partir das 21 horas, com músicas dos anos 70 para todos os públicos e "INSOMNIO", pelo Teatro do Mar, no dia 23 de Junho, às 21:30 horas.

Recorde-se que o Espaço Criança é coorganizado pela Câmara Municipal de Évora e várias instituições educativas: Creche Rainha Dona Leonor, Creche Cáritas Arquidiocesana de Évora, Creche e Jardim de Infância Coopberço, Creche e Jardim de Infância O Casulo, Jardim Infantil N. Sra. da Piedade, Centro de Atividade Infantil de Évora, Creche Bebécresce, Associação Eólia e os Agrupamentos de Escolas de Évora, nomeadamente o Agrupamento de Escolas Severim de Faria e o Agrupamento de Escolas André de Gouveia, Associação GARE, o FIKE – Festival Internacional de Curtas Metragens de Évora e a Universidade de Évora, através da parceria com a autarquia no Projeto Missão Ciência & Arte, desta vez com a participação do Laboratório Hércules, do Curso de Engenharia Mecatrónica e do Curso de Engenharia das Energias Renováveis.

F1.JPG F2.JPG F3.JPG F4.JPG F5.JPG F6.JPG F7.JPG F8.JPG F9.JPG F10.JPG F11.JPG F12.JPG F13.JPG F14.JPG F15.JPG F16.JPG F17.JPG F18.JPG F19.JPG F20.JPG