11 agosto 2017

Melhorias no Jardim-de-Infância do Bairro de Santo António

​A Câmara Municipal de Évora está a proceder a uma intervenção no jardim-de-infância do Bairro Santo António para melhorias daquele espaço. Esta obra insere-se na execução dos trabalhos da empreitada de "Intervenção integrada de remoção das coberturas de fibrocimento do JI de S. António, EB1 da Cruz da Picada, EB1 do Frei Aleixo, EB1 da Horta das Figueiras e EB1 da Vista Alegre", cujo valor de adjudicação é de 50.214,59 euros e com o prazo de execução (total) de 6 meses.

No caso do Jardim-de-Infância de S: António, a obra contempla, além da colocação de uma nova cobertura no edifício existente (e retirada de todo o fibrocimento com amianto), a construção de uma zona coberta no recreio exterior e a ampliação da sala de atividades, que permite aumentar a oferta pública do estabelecimento para mais cinco crianças, passado a ter uma capacidade de resposta para um total de 20 crianças.

Refira-se que as coberturas inclinadas existentes atualmente nos dois corpos do edifício eram em chapa de fibrocimento com amianto., sendo a proposta de colocação de uma cobertura metálica com isolamento térmico, que se apoia em muretes de alvenaria a construir para o efeito sobre a laje plana existente.

Pretende-se, em concreto, remover os dois pequenos telheiros existentes, em PVC (o da frente e o das traseiras), atualmente em estado bastante danificado e substitui-los por uma cobertura única, em chapa metálica, apoiada em muretes sobre a laje da cobertura plana existente entre estes dois corpos.

O edifício ficará dotado de uma ligação vertical entre as duas coberturas inclinadas (a dos dois corpos laterais) e a central (do corpo central) através de paredes/forra, em painel sandwich, a aplicar sobre as paredes já existentes em alvenaria, com o objetivo de diminuir as pontes térmicas ao nível da cobertura e aumentar a sua eficiência térmica. Estas paredes/forra prolongam-se verticalmente, quando necessário, para conferir a continuidade da imagem das paredes exteriores e melhorar o comportamento térmico das mesmas.

Será também removido o alpendre existente no pátio, atualmente em tela bastante danificada esticada sobre perfis metálicos e aumentá-lo de forma a ligá-lo à cobertura do corpo lateral do edifício. Este alpendre será executado em chapa metálica e apoiar-se-á em perfis metálicos.

A atual sala de atividades do jardim infantil apresenta a área de 27m2 e para atingir uma área regulamentar, propõe-se a abertura dos dois vãos de porta, já existentes, que permitem atualmente a comunicação deste espaço com, respetivamente: a sala de brincadeiras e o corredor.

A sala articular-se-á em três zonas e passará a apresentar uma área de 44,25 m2.  Os dois vãos de comunicação entre as três zonas da sala passarão a ter, respetivamente, uma largura de 2,50m.

Foto1.jpg Foto2.jpg Foto3.jpgFoto4.jpg Foto5.jpg Foto6.jpg Foto7.jpg Foto8.jpg Foto9.jpg Foto10.jpg

Foto11.jpg