31 dezembro 2019

Mensagem de Ano Novo do Presidente da Câmara Municipal de Évora

​​Encerramos 2019 com importantes passos para garantir um melhor futuro no concelho de Évora. O Município consolidou o equilíbrio das Contas Municipais com destaque para a liquidação do empréstimo PAEL que impunha gravosas condicionantes e limitações à actividade municipal, aos cidadãos e às instituições.

Registámos progressos significativos em várias áreas com relevo para maior dinâmica da economia local com mais investimento, mais empresas, mais postos de trabalho. Mas, também, dificuldades em áreas como a rede viária ou a limpeza pública.

Registámos, também, a continuidade de problemas estruturais como a pobreza, os baixos rendimentos de grande parte da população ou o agravamento das dificuldades de acesso a habitação digna.

A nível mundial, o impacto negativo global das alterações climáticas teve maior visibilidade e criou maior sensibilidade popular para a necessidade de construir um novo e sustentável modo de produção, de consumo e de vida comunitária.

O Município de Évora escolheu como tema central da sua acção em 2020 "Agir pelo Ambiente, Construir um Concelho Sustentável". Valorizamos o trabalho que, nesta área, vem sendo feito, desde 2014, como a implementação da estratégia municipal contra as alterações climáticas ou a defesa da propriedade e gestão públicas desse bem único, essencial à vida, que é a água. Pretendemos, também, através de um conjunto de projectos integrados para a sustentabilidade ambiental (POCITYF, substituição de todas as luminárias por "Led", laboratório vivo para a descarbonização, reflorestação do Alto de S. Bento), colocar o nosso Município no primeiro plano da acção contra as alterações climáticas e em defesa da sustentabilidade.

2020 será o ano da elaboração participada da candidatura de Évora a Capital Europeia de Cultura/2027 mas, igualmente, o ano de fortes investimentos estruturantes em áreas como a expansão de zonas económicas, como a revitalização do Centro Histórico onde se iniciará a reabilitação do Salão Central e intervenção no Teatro Garcia de Resende, como a habitação, as escolas, o ambiente, a limpeza publica ou as Freguesias, como a área social com obras nos Centros de Convívio de S. Miguel de Machede, Bairro de Stº António, Horta das Figueiras ou Malagueira.

Não será possível, naturalmente, dar resposta a todos os problemas que defrontamos, haverá dificuldades, insuficiências, erros mas motiva-nos a vontade e a certeza de que, no respeito pelas diferenças, conseguiremos em conjunto – Município, instituições, empresas, população – fazer de 2020 um melhor ano para o Povo e para Évora.

A todos desejamos um ano de 2020 com saúde e prosperidade!

31/12/2019