06 fevereiro 2017

“A Minha Escola, Arquivo de 1910 a 1974” no Arquivo Municipal de Évora

A partir de hoje (6 de Fevereiro) e até  9 de Março pode visitar a exposição  "A Minha Escola, Arquivo de 1910 a 1974", patente no Arquivo Municipal de Évora (Rua D. Isabel).  Integrada na mostra, realiza-se uma conferência, no próximo dia 20, com o ex-Inspetor Escolar Augusto Ramos.

Esta mostra, preparada pela DGEstE – Direção de Serviços da Região Alentejo, em colaboração com a Câmara Municipal de Évora e o Arquivo Distrital de Évora, permite compreender parte da História da Educação no Alentejo.

Inclui um conjunto de elementos de forte relevância, quer no respetivo valor intrínseco, quer no contributo que podem ter nos novos caminhos da investigação, dando a conhecer os fenómenos educativos no processo de socialização das gerações mais jovens ao longo do período em referência.

Tais documentos são peças incontornáveis para a construção da memória coletiva respeitante à História da Educação no Alentejo, designadamente na recuperação das memórias das então Direções Escolares e das escolas da época.

Apresenta exemplares originais que, enriquecendo todo o conjunto, facilitam a compreensão da cultura escolar da época, bem como dos comportamentos dos entes envolvidos.

aminhaescolaarquivo.jpg