09 janeiro 2018

Moradores do Bairro de Almeirim já assinaram as escrituras das suas casas

​O acto de assinatura das escrituras de compra e venda de habitações da Herdade de Almeirim (actual Bairro de Almeirim) teve lugar recentemente em Cartório Notarial, reunindo a Câmara Municipal de Évora, a Associação de Moradores do Bairro de Almeirim e os moradores.

Tratou-se de um passo crucial para solucionar uma situação que estava por regularizar há quase quatro décadas de propriedade de habitações pertencentes a cerca de 70 famílias. O processo resulta de doação verbal de terreno pelos herdeiros dos proprietários da Herdade de Almeirim ao Município de Évora e à Associação de Moradores do Bairro para nele se construírem casas para os moradores.

Recorde-se que em Agosto passado, foi assinada a escritura de doação do referido terreno, entre a autarquia, a Associação de Moradores do Bairro de Almeirim e os representantes da família proprietária.

Em reunião pública de Câmara posterior foi aprovado o projecto de loteamento do bairro e depois avançou-se para a legalização das habitações, procedendo-se agora à escritura de compra e venda e regularização de eventuais questões urbanísticas decorrentes do processo.

A satisfação por verem este processo ter sido conduzido com êxito e estar agora em vias de conclusão, depois de grandes esforços ao longo do tempo, foi visível por parte de todos os envolvidos. Recorde-se que se trata de um processo delicado e de grande complexidade urbanística e jurídica, que exigiu o levantamento individual de todas as casas, retomado há cerca de três anos de forma ininterrupta pelas partes envolvidas.

BA1.jpg BA2.jpg BA3.jpg BA4.jpg BA5.jpg BA6.jpg BA7.jpg BA8.jpg BA9.jpg