23 setembro 2019

Morcegos no Alto de S. Bento

Decorreu no passado sábado na Casa das Expressões – Núcleo Museológico do Alto de S. Bento - a terceira e última das três ações integradas no projeto guia de atividades deste recurso educativo - "Morcegos no Alto de S. Bento". As famílias presentes tiveram oportunidade de assistir a uma apresentação sobre "O Admirável Mundo dos Morcegos", que incluiu uma interessante explicação sobre o comportamento, o ciclo de vida e a importância para os ecossistemas destes fascinantes animais, o único mamífero na natureza que tem a capacidade de voar. Foi ainda proporcionada às crianças a oportunidade para observar e interagir com um exemplar da espécie, o Alberto, que devido a uma incapacidade física que o impede de voar, foi adotado pelos investigadores.

A apresentação esteve a cargo dos biólogos Bruno Silva, do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas da Universidade de Évora – ICAAM, e Sílvia Barreiro, da empresa PLECOTUS – Estudos Ambientais.

"Morcegos no Alto de S. Bento" foi uma iniciativa da Câmara Municipal de Évora organizada através do Núcleo Museológico do Alto de S. Bento em colaboração com a Universidade de Évora e a PLECOTUS, que cumpriu o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância destas espécies promovendo a sua conservação. Para além desta, durante os meses de julho, agosto e setembro foram realizadas as atividades "Morcegos à solta…", que consistiu na deteção de morcegos em voo com recurso a aparelhos detetores de ultrassons​ e ainda a atividade "A minha caixa-abrigo", de construção de abrigos artificiais em madeira que posteriormente servirão de refúgio para estas espécies.