20 outubro 2016

Na defesa do património, Évora associa-se ao “Watch Day”

O “Watch Day” em Évora irá integrar um programa de iniciativas em torno da defesa do património, às quais a Câmara convida a população a associar-se.

​​​

No próximo dia 30 de outubro várias instituições em todo o mundo, entre as quais o Município de Évora, irão assinalar o Watch Day. Trata-se de uma iniciativa criada pelo World Monuments Fund (WMF), uma instituição sem fins lucrativos que desenvolve a sua ação com o objetivo de promover a nível global o envolvimento da comunidade na preservação do património cultural.

Integrado na atividade do World Monuments Fund, surgiu o programa "Watch 2016", de acordo com o qual foram escolhidos por vários peritos 50 sítios arquitetónicos com necessidade de preservação, situados num conjunto de 36 países. A Câmara Municipal de Évora, após candidatura apresentada, conseguiu que o Aqueduto quinhentista da Água da Prata integrasse a lista, juntamente com a Igreja de São Cristóvão,​ em Lisboa.

O "Watch Day" em Évora irá integrar um programa de iniciativas em torno da defesa do património, às quais a Câmara convida a população a associar-se:

10:00 – Caminhada pelo Aqueduto com visita guiada (monumento e intervenções arqueológicas), com concentração no cruzeiro de S. Bento de Cástris;

17:00 – Lançamento do livro Água da Prata. Uma história antiga contada aos mais novos e do álbum de desenhos dos Urban Sketchers, no Salão Nobre dos Paços do Concelho;

18:00 – Conferência Os Outros Patrimónios de Évora. Apresentação do Programa de Conservação e Valorização do Aqueduto, seguido da apresentação dos resultados  preliminares das sondagens arqueológicas em curso, na Sala dos Leões, Paços do Concelho​.

Durante a manhã encontro dos Urban Sketchers: «desenhar o património hidráulico do Centro Histórico»