04 dezembro 2019

No Jardim de Natal - Mostra de Artesanato e II Encontro de Artesãos da Organização das Cidades Património Mundial (OCPM)

Integrado na programação do Jardim de Natal 2019, vai ter lugar na Praça 1º de Maio a Mostra de Artesanato e II Encontro de Artesãos da Organização das Cidades Património Mundial (OCPM). O Encontro, que será inaugurado no dia 20 com uma exibição do Grupo Cantares de Évora, decorrerá depois até ao dia 22, coincidindo com o encerramento do Jardim de Natal.

O II Encontro de Artesãos da OCPM é promovido pela Câmara Municipal de Évora e pela Secretaria Regional da Europa do Sul e Mediterrâneo da Organização das Cidades Património Mundial. Insere-se no âmbito do projeto "artesanato local e poluição visual" da OCPM que tem por objetivo a promoção do artesanato local, tendo em conta a autenticidade e os padrões de qualidade dos produtos, de modo a chamar a atenção dos lojistas locais para a existência destes artesãos. O Encontro enquadra-se ainda no propósito de desenvolver um sistema de apoio aos artesãos desta comunidade de cidades Património Mundial através da criação de um Selo de Qualidade.

O 1º encontro decorreu em 2018, na cidade de Granada, em Espanha. Nesta segunda edição estarão presentes artesãos, para além de Évora, das cidades de Angra do Heroísmo e Guimarães (Portugal), Córdoba, Segóvia, Úbeda, Ibiza e Cuenca (Espanha), Cidade Velha (Cabo Verde) e Mostar (Bósnia-Herzegovina).

A possibilidade de observar ao vivo o trabalho de artesãos de várias cidades classificadas como Património da Humanidade, cada uma delas com fortes tradições na cultura popular, é mais um importante incentivo para visitar o Jardim de Natal, a festa dedicada às crianças, mas com bons motivos de interesse também para os adultos.