06 setembro 2019

No novo ano letivo, evite congestionamento de trânsito nas imediações das escolas

Respeite a sinalização e adote formas de mobilidade “suave”

As imediações dos estabelecimentos de educação e ensino são áreas particularmente sensíveis no que respeita à circulação automóvel, principalmente no período entre as 08 e as 09 h da manhã.

Para mitigar esta problemática, ao longo dos anos a Câmara Municipal de Évora (CME) tem auscultado diversas entidades (PSP, Bombeiros, Serviço Municipal Proteção Civil, Agrupamento de Escolas e Uniões de Freguesia), recolhendo e implementando medidas que visam a melhoria da segurança da comunidade escolar.

Em termos gerais, a sinalética e medidas implementadas correspondem às necessidades, sendo o estacionamento indevido a principal causa de congestionamento e perturbação da circulação automóvel.

Recentemente, em abril de 2019, Évora "ganhou" mesmo um novo sinal, denominado "A Partir Daqui Conta! Para ti, para saúde, para o ambiente. Anda a pé!", que foi desenvolvido por alunos e professores no âmbito do projeto Serpente Papa-Léguas, visa promover uma mobilidade mais sustentável nas deslocações casa-escola-casa e tem as crianças e os seus encarregados de educação como o principal público-alvo.

Neste quadro, a CME apela a todos para que respeitem a sinalização existente e que, quando possível, incentivem os jovens estudantes a efetuar pelo menos parte das suas deslocações para a escola recorrendo a formas de mobilidade "suave", ou seja, a pé, de bicicleta ou de transportes públicos.