19 maio 2016

Câmara de Évora conheceu propostas de cidadania elaboradas por jovens

​A cidadania activa voltou a manifestar-se nos Paços do Concelho de Évora com a apresentação de trabalhos desenvolvidos por alunos das Escolas Secundárias Severim de Faria e André de Gouveia no âmbito do projecto "Nós Propomos/Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2015/16. Nos seus trabalhos, os jovens propõem soluções práticas para problemas que detectaram no Concelho. As propostas foram apresentadas ao Executivo Municipal, que as acolheu com interesse e reconheceu o seu mérito, na reunião pública de 18 de Maio.

Recorde-se que este projeto foi lançado a nível nacional pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa para as turmas de 11º ano do ensino secundário de Geografia. Incide na produção de propostas de intervenção no território, através do "Estudo de Caso". A Câmara de Évora participou pela primeira vez no ano lectivo de 2012-2013, tendo divulgado o projecto junto das escolas.

A edição deste ano contou com a participação de cerca de meia centena de estabelecimentos de ensino nacionais, cerca de 1600 alunos e 80 professores. Um grupo de alunos da Escola Secundária Severim de Faria obteve o segundo lugar nacional com o projecto Roteiro Turístico do Azulejo de Évora que foi também apresentado na reunião camarária.

Para além deste projecto, os alunos deram a conhecer à Câmara ainda os seguintes trabalhos: Museu Virtual do Montado, Parque Nómada de Évora, Revitalização e dinamização do Mercado Municipal de Évora, Revitalização do Salão Central Eborense, Reabilitação do Centro Histórico de Évora, Entrada Principal da Escola Secundária Severim de Faria e Parque de Estacionamento.

Toda a Câmara ficou agradada com a qualidade dos trabalhos e o empenho dos alunos neste acto pedagógico e de cidadania, tendo o Vereador Eduardo Luciano solicitado o contacto dos responsáveis pelo projecto referente aos azulejos para promover um encontro destinado a avaliar as possibilidades da sua concretização.

NosPropomos1.jpg NosPropomos2.jpg