30 janeiro 2017

O Cante no Feminino apresentou novidades na Universidade de Évora

​A apresentação do livro e vídeo O Cante no feminino e da base de dados (cante.uevora.pt) decorreu no dia 27  de Janeiro, no Colégio do Espírito Santo/Universidade de Évora. Contou com a actuação dos grupos corais femininos Cantares de Alcáçovas e Madrigal.

A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Élia Mira, esteve presente na cerimónia, uma vez que a autarquia eborense é uma das entidades que apoia o projecto, assim como a Vereadora Cláudia Sousa Pereira, que faz parte da equipa da Universidade de Évora, responsável pela criação da base de dados acima indicada.

Esta iniciativa foi organizada pelo Movimento Democrático de Mulheres (MDM) e pelo Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades - CIDEHUS/Universidade de Évora, com os apoios da Câmara Municipal de Évora, de Serpa, de Santiago do Cacém, Casa do Cante (Serpa), Casa do Alentejo e CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

O evento, apresentado por Joana Sofio (MDM de Évora), contou com a intervenção de Odete Borralho (Casa do Cante de Serpa e membro do Conselho Nacional do MDM) que explicou como surgiu esta ideia, falou do trabalho realizado e dos próximos passos a dar.

Após a passagem do vídeo, seguiu-se a apresentação do livro feita por Regina Marques (Secretariado Executivo do MDM) que destacou também alguns aspectos sobre a sua elaboração.

Sónia Moreira Cabeça, do CIDEHUS, apresentou a base de dados "Dinâmicas do Cante Alentejano",  um arquivo e repositório que pretende sistematizar e dar acesso a toda a informação que se possa reunir sobre a prática do Cante: pessoas, grupos, modas, textos e testemunhos.

A equipa do projecto, acerca do qual pode saber mais em www.cante.uevora.pt , é constituída pelos Professores José Rodrigues dos Santos, Cláudia de Sousa Pereira, Sónia Moreira Cabeça e Filipe Themudo Barata.

Foto1.jpg Foto2.jpg Foto3.jpg Foto4.jpg Foto5.jpg Foto6.jpg Foto7.jpg Foto8.jpg Foto9.jpg Foto10.jpg Foto11.jpg Foto12.jpg Foto13.jpg Foto14.jpg Foto15.jpg Foto16.jpg Foto17.jpg