21 outubro 2014

Obras regressam às arcadas

As pinturas começam esta semana a ser restauradas.

A ​Câmara de Évora iniciou em Abril uma intervenção global de limpeza e requalificação do espaço público, a que chamou “Évora merece! Recuperar, manter, limpar.”  
 Neste contexto, e quando se preparavam as​ superfícies a tratar, foram descobertas pinturas de interesse histórico de dois tipos. Por um lado, as pinturas decorativas a fresco, que se suspeita serem do séc. XVIII, nos arcos e abóbada do nº6 da rua João de Deus; por outro, pinturas publicitárias noutras abóbadas da mesma rua, cujo valor histórico está a ser avaliado.
Tendo começado pela sala de visitas da cidade, a Praça do Giraldo, os trabalhos de limpeza e manutenção foram entretanto interrompidos devido à necessidade colocada pela Direcção Regional de Cultura de concertar aspetos de ordem técnica, nomeadamente relativas aos materiais a usar.
Depois das avaliações dos especialistas em restauro, e das equipas operacionais da Câmara preparadas para estes trabalhos se terem concentrado na feira de S. João e em intervenções nalgumas escolas no âmbito do arranque escolar, voltam todos, desde esta segunda feira (20 de Outubro) a concentrar-se no arranjo das arcadas. 
As arcadas do coração da cidade, e particularmente as da Rua João de Deus, deverão ficar no final desta intervenção ainda mais valorizadas com o acréscimo de interesse artístico na zona central da cidade, já bastante reconhecida e apreciada por residentes e visitantes.