28 fevereiro 2018

Exposição “Os Nossos Animais Fantásticos” muito visitada

​Com uma significativa afluência de visitantes, terminou a exposição "Os Nossos Animais Fantásticos", patente na Galeria INATEL até ao dia 26 de fevereiro e que constituiu um dos produtos do projeto educativo municipal Voar na Asa dos Livros que visa a promoção do livro e da leitura.

Esta exposição foi o culminar de toda a dinâmica em redor do livro infantil e do poder que o mesmo suscita nas crianças, para o seu desenvolvimento cognitivo, criativo e cultural. Os trabalhos tiveram como ponto de partida as Oficinas de Interpretação da exposição "Animais Fantásticos" da Associação Nacional de Arte e Criatividade de/e para Pessoas com Deficiência, inspirada no livro infantil da autoria de José Jorge Letria e incluíram também a leitura do referido livro nas visitas escolares.

 

Todos os dias a exposição teve visitantes, desde instituições de ensino e educação, familiares dos pequenos artistas, turistas curiosos e encantados, com o poder da imaginação e criatividade das crianças, responsáveis pelas obras de arte, que refletiram a envolvência de todos os agentes educativos.

 

 

Receberam a visita de  300 crianças vindas de escolas e jardins de infância da cidade de Évora, 30 familiares das mesmas, 34 agentes de educação entre professores, educadores e auxiliares e 20 turistas.

 

Os visitantes marcaram presença com rasgados elogios, desde pequenos a graúdos, como se pode constatar nos comentários deixados no livro de visitas: "Foi muito relevante esta exposição, pois é uma porta aberta para o desenvolvimento da criatividade e imaginação das crianças", "Adorámos e inspirámo-nos nos trabalhos das crianças. Quem sabe o que irá surgir na nossa sala?".

 

Terminado o primeiro Bloco, o Projeto Voar na Asa dos Livros, irá arrancar no segundo período com mais propostas, desta feita a partir da história  "Dança" de João Fazenda. Irão ser desenvolvidos  jogos dramáticos, atividade físico-motora a partir de obras de receção infantil relacionadas com a temática.

DSC_0006.jpg DSC_0012.jpg DSC_0019.jpg DSC_0024.jpg DSC_0028.jpg DSC_0034.jpgDSC_0035.jpg DSC_0043.jpg DSC_0047.jpg DSC_0049.jpg DSC_0059.jpg DSC_0063.jpg DSC_0064.jpg DSC_0068.jpg