13 março 2017

Parlamento dos Jovens arrancou hoje em Évora

A​ sessão distrital do Parlamento dos Jovens (ensino básico) decorre durante o dia de hoje (dia 13 de Março), na sede da DGEstE/DSRAlentejo. O tema deste ano no ensino básico é "Os Jovens e a Constituição: Tens uma Palavra a Dizer!". Na sessão do secundário, que tem lugar amanhã, debater-se-á "40 Anos de Constituição da República Portuguesa e do Poder Autárquico" com a participação do deputado António Costa Silva (PSD).

O início dos trabalhos desta manhã contou com a participação do Deputado Norberto Patinho (PS), da Vice-Presidente do Município de Évora, Élia Mira. Em representação da DGEstE/DSRAlentejo, esteve Maria Magro Murteira que deu as boas vindas e sublinhou o importante papel das autarquias no apoio ao evento.

Na sessão de abertura, o deputado fez votos que os trabalhos estimulem a participação cívica e política dos jovens do distrito e que percebam melhor o funcionamento da Assembleia da República. Chamou também a atenção para a importância de escutar as opiniões alheias, de debatê-las e de chegar a consensos.

A Vice-Presidente da Câmara Municipal realçou a grande dinâmica dos professores essencial para o êxito deste projecto, recordando que, como professora, também já acompanhou alunos no Parlamento dos Jovens, experiência que considera muito gratificante. Salientou a importância da reflexão sobre o tema e felicitou todos pelo trabalho desenvolvido. Formulou ainda votos para que estes alunos consigam, a nível nacional, "levar a voz dos jovens do interior, um interior muitas vezes esquecido e alvo de despovoamento".

Após a sessão de abertura seguiu-se um período em que os alunos das escolas do distrito colocaram questões ao deputado que respondeu detalhadamente a todas.

O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo. Culmina com a realização anual de duas sessões nacionais na Assembleia da República: uma sessão destinada aos alunos do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico; e outra para os alunos do secundário.

Os principais objectivos do programa são: educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses; promover o debate democrático, o respeito pela  diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões.

Pretende-se igualmente incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente; proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais; estimular  as  capacidades  de  expressão  e  argumentação  na  defesa  das  ideias,  com  respeito  pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria; e sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.

Foto1.jpg Foto2.jpg Foto3.jpg Foto4.jpg Foto5.jpg Foto6.jpg Foto7.jpg Foto8.jpg Foto9.jpg