14 março 2017

Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário em Évora

​Estão já em marcha os trabalhos do Parlamento dos Jovens (ensino secundário) pelo Círculo de Évora que têm lugar durante todo o dia (14 de Março), na sede da DGEstE/DSRAlentejo. O tema escolhido para a edição deste ano incide nos "40 Anos de Constituição da República Portuguesa e do Poder Autárquico" e conta com a participação do deputado António Costa Silva (PSD).

A sessão de abertura foi marcada por intervenções do Deputado António Costa Silva, do Delegado Regional de Educação, Manuel Barroso, da Vice-Presidente do Município de Évora, Élia Mira e do Director Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, Miguel Rasquinho.

O Deputado António Costa Silva salientou a importância desta iniciativa e do tema escolhido, tendo ficado bastante satisfeito com a qualidade do debate de ideias gerado pelos alunos das diversas escolas.

O anfitrião da sessão, Manuel Barroso, apontou o facto de todos na mesa, à excepção da Presidente, terem ligação ao poder autárquico, sendo por isso um tema de especial importância. Relembrou ainda que esta sessão jamais podia ter tido lugar quando ele tinha a idade destes jovens, uma vez que não havia liberdade de expressão, pois a participação política democrática só foi possível após o 25 de Abril de 1974.

A  importância destas sessões foi frisada por Élia Mira, que além de autarca, é professora do Ensino Secundário e muitas vezes acompanhou os alunos ao Parlamento dos Jovens. Sublinhou os benefícios do Poder Local Democrático e realçou as propostas apresentadas nesta edição. Considerou que contribuirão para terem outra perspectiva das eleições autárquicas, incentivando-os à participação activa na vida política que vai muito além do acto de votar. Para já, a missão imediata é levarem a voz dos jovens do interior à Assembleia da República.

O Director Regional do IPDJ, Miguel Rasquinho, apelou aos jovens para tomarem nas mãos o seu futuro, terem opiniões próprias sem medo de se expressarem e fazerem escolhas, recordando o valor da possibilidade de participação que conquistámos com a democracia. Pediu também para visitarem o Portal da Juventude onde existe muita informação que lhes pode ser útil.

Foto1.jpg Foto2.jpg Foto3.jpg Foto4.jpg Foto5.jpg Foto6.jpg Foto7.jpg