19 dezembro 2017

Câmara aprova Plano de contingência de apoio ao sem-abrigo perante o frio

A Câmara de Évora aprovou, recentemente, em Reunião Pública, por unanimidade, um plano de contingência para o apoio e proteção de emergência aos sem-abrigo do concelho, em períodos de tempo frio, proporcionando-lhes abrigo, aquecimento e alimentação.

O Plano de Contingência para Pessoas Sem-Abrigo perante Tempo Frio é uma iniciativa do município, através da Comissão Municipal de Proteção Civil, e da Rede Social do concelho. Atualmente estão tipificadas 72 pessoas. A medida pretende garantir, junto destas pessoas, uma intervenção de emergência perante as baixas temperaturas de inverno.

O documento agora aprovado descreve a atuação dos serviços da autarquia e das entidades externas no que respeita ao conceito, à responsabilidade e à organização de operações, nos domínios da proteção civil e da intervenção social no concelho de Évora, em períodos de tempo frio.

O plano poderá ser ativado na sequência da emissão de avisos meteorológicos por parte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) de previsão de tempo frio (quando os valores diários de temperatura mínima se preveem iguais ou inferiores a um grau, num período superior a 48 horas).

De acordo com o documento, a exposição pontual ou prolongada a baixas temperaturas, consequência da vivência na rua, por indivíduos com baixas condições para assegurar a sua proteção, conforto, alimentação, higiene e cuidados primários de saúde, não raras vezes coloca estes indivíduos em situações de risco imediato de saúde.

O Plano e Contingência surge na sequência da Unidade de Rede Sem-Abrigo, criado pela autarquia eborense em parceria com um conjunto de outras entidades locais e que procura monitorizar, acompanhar e intervir junto desta população.

Saiba mais, o documento encontra-se disponível para consulta - clique aqui