25 outubro 2019

Política Educativa Municipal e Intermunicipal debatida em Évora

​"Política Educativa Municipal e Intermunicipal – Caminhos para a Promoção do Sucesso Escolar" foi o tema do seminário que decorreu no dia 24 de Outubro, no Auditório da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região do Alentejo.

O evento reuniu mais de centena e meia de participantes e foi promovido pela CIMAC - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central - no âmbito do seu Programa Intermunicipal de Combate ao Insucesso Escolar - com o apoio do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar.

Refira-se que o Programa Intermunicipal de Combate ao Insucesso Escolar procura, em conjunto com a Comunidade Educativa, detectar as causas do insucesso escolar, fomentar o debate com vista à sua resolução e disseminar boas práticas que ajudem os alunos a ter sucesso. É cofinanciado por fundos comunitários e prolonga-se até ao Verão de 2021.

A sessão de abertura, apresentada por André Espenica (Primeiro-Secretário do Secretariado Executivo Intermunicipal), teve como oradores Maria João Charrua (Delegada Regional de Educação) e José Calixto (Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAC).

Durante a manhã, a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora (Sara Dimas Fernandes) moderou o primeiro painel, subordinado às estratégias de Promoção do Sucesso Escolar e a Vereadora da Câmara Municipal de Vendas Novas (Ana Barros) moderou o segundo painel, denominado "O Papel das Equipas Multidisciplinares na Promoção do Sucesso Escolar".

A tarde foi consagrada ao painel "Boas Prácticas na Promoção do Sucesso Escolar" e à Mesa Redonda "Política Educativa e Territorial: Intervenção Municipal e Intermunicipal", que teve como oradores José Calixto (Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAC); Carlos Pinto de Sá (Vice-Presidente do CI da CIMAC); Joaquim Mira (Diretor do Agrupamento de Escolas de Mora) e António Batista (Docente da Universidade Católica do Porto e Coordenador das Equipas Multidisciplinares da CIM). Foi moderada por José Bravo Nico (Professor  Associado  com  Agregação  na  Escola  de  Ciências  Sociais  da Universidade de Évora (Departamento de Pedagogia e Educação).

Os trabalhos finalizaram com uma intervenção proferida por José Verdasca (Coordenador Nacional da Estrutura de Missão do Programa Nacional para a Promoção do Sucesso Escolar).

PE.JPG PE1.JPG PE2.JPG PE3.JPG PE4.JPG PE5.JPG PE6.JPG PE7.JPG PE8.JPG PE9.JPG PE10.JPG PE11.JPG PE12.JPG PE13.JPG PE14.JPG