26 abril 2017

Praça do Giraldo enche por completo com espetáculo do 25 de Abril

Foram mais de 200 artistas em palco com Ronda dos Quatro Caminhos, bandas e artistas locais

Na Praça do Giraldo foram mais de 200 artistas em palco e milhares de espetadores que tornaram memorável esta noite de 24 para 25 de abril que celebrou a revolução dos Cravos. O espetáculo Terra de Abrigo | Lugar de Abril foi precedido por uma homenagem surpresa ao mestre Joaquim Soares, dos Canteres de Évora, recentemente falecido. Uma projeção vídeo nas paredes da Sociedade Harmonia Eborense ilustrou a vida de um homem que fez do Cante o seu designio. Um momento emotivo que contou com a presença em palco da esposa de Joaquim Soares e também da antiga companheira de Zeca Afonso, no ano em que se assinalam os 30 anos do seu desaparecimento.

Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara de Évora, acompanhado em palco pela vereação, leu uma moção aprovada pela autarquia onde se enfatizaram os valores e as conquistas do 25 de Abril, salientado-se a necessidade de continuar a lutar por melhores condições de vida para a população.

Seguiu-se um espetáculo de grande qualidade com  mais de 200 artistas em palco. Ronda dos Quatro Caminhos, Associação Filarmónica "Liberalitas Julia", a Associação Filarmónica "24 de Junho", a Banda Filarmónica do Grupo União e Recreio Azarujense, a Banda Filarmónica da Casa do Povo de N.ª S.ª Machede, o Coral Évora, os Cantares de Évora, o Corue – Coral da Universidade de Évora, Vozes do Imaginário, Grupo Coral de Nossa Senhora de Machede, e os cantores Mara, Elisa de Mira e Pedro Calado, ofereceram atuações de grande nível à multidão presente na Praça. A direção esteve a cargo do Maestro Vasco Pearce de Azevedo. De sublinhar que este evento foi transmitido em direto para todo o mundo pela rádio Antena 1.

O espetáculo terminou com a Grândola Vila Morena cantada em unissono por todos os músicos seguindo-se o sempre aguardado fogo-de-artifício.

No dia 25 de abril, na Praça do Giraldo, a Câmara Municipal promoveu um conjunto de atividades desportivas e de lazer para a população. Também durante a manhã decorreu na Escola Manuel Ferreira Patricio o torneio de Badminton alusivo a esta efeméride. Mais tarde, o Almoço comemorativo do 25 de Abril aconteceu no pavilhão do Bacelo, organizado pela APA-Associação Povo Alentejano.