24 julho 2018

Presidente da Câmara de Évora promove Cluster' português e o Alentejo em feira de aeronáutica em Inglaterra

O 'cluster' português da Aeronáutica, Espaço e Defesa (AED), com sede em Évora, e as potencialidades do Alentejo para o setor foram promovidos numa das maiores feiras de aeronáutica da Europa, em Inglaterra.

O presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, foi um dos representantes do 'cluster' AED presentes na edição deste ano do Farnbourough Airshow, que terminou no passado domingo. "Apresentámos o 'cluster', mas também quisemos mostrar o que temos em vários pontos do Alentejo e fazer contactos para nos darmos a conhecer e procurar atrair investimento", afirmou o edil eborense.

O autarca de Évora revelou ainda que a deslocação Inglaterra permitiu realizar "contactos com outros 'clusters' do setor e empresas de outros países" para que possam visitar a região e conhecer as suas potencialidades e, "porventura, investir em Évora e no Alentejo". Carlos Pinto de Sá lembrou ainda a importância deste trabalho na promoção das potencialidades da região, designadamente de Ponte de Sor e de Beja.

No Parque de Indústria Aeronáutica de Évora estão já instaladas várias fábricas de empresas do setor, nomeadamente duas da construtora brasileira Embraer e uma do grupo francês Mecachrome.

Criado em 2016, o AED é uma associação sem fins lucrativos que tinha 56 filiados em 2017, entre pequenas e médias empresas, organismos públicos, grande indústria e universidades, mas que deverá atingir, em breve, os 80 associados.

O 'cluster' fatura 1,87 mil milhões de euros, o que corresponde a 1,2% do PIB, dando emprego a 18.500 pessoas, sendo que 87% é exportação. O grande objetivo é duplicar o volume de negócios procurando atingir os 3% do PIB num prazo de cinco anos.

A Farnborough International Airshow, que este ano apresentou mais de 1.500 "stands" de 52 países, realiza-se de dois em dois anos naquela cidade dos arredores a sul de Londres, constituindo uma das feiras mais importantes do setor aeronáutico na Europa.