14 maio 2018

Presidente do Conselho Municipal da Cidade da Ilha de Moçambique recebido na Câmara Municipal de Évora

Saíde Amur Gimba, Presidente do Conselho Municipal da Cidade da Ilha de Moçambique, visitou Évora no passado dia 7 de maio. Foi recebido nos Paços do Concelho pelo Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá e pelo Vereador da Cultura, Eduardo Luciano. O autarca moçambicano veio acompanhado por Carlos Brito, em representação da UCCLA – União das Cidades Capitais Luso-Afro-Américo-Asiáticas.

A Ilha de Moçambique foi classificada Património da Humanidade pela UNESCO em 1991, cinco anos depois de Évora. Desde então as duas cidades têm vindo a desenvolver um profícuo relacionamento bilateral que culminou com o acordo de geminação que teve lugar em 1997.

A visita de Saíde Amur Gimba a Évora visou o incremento da relação de amizade e cooperação já existente. Do diálogo estabelecido entre os autarcas resultou a intensão de promover o intercâmbio em diversas áreas, para além do plano institucional: ficou estabelecido e compromisso no sentido de envolver instituições e sociedade civil em ações de intercâmbio, colaboração e troca de experiências no âmbito do turismo e gestão patrimonial.

O Presidente do Conselho Municipal da Cidade da Ilha de Moçambique convidou o Presidente da Câmara Municipal de Évora para uma visita no próximo dia 17 de setembro, por ocasião das comemorações dos 200 anos da classificação da Ilha como Cidade.