20 novembro 2020

Produtores locais levam mercadinho de hortícolas às escolas de Évora

A terceira sessão do "Mercadinho para a comunidade escolar" teve lugar no dia 19 de Novembro, junto à EB1 de S. Mamede. Durante este mês, alguns produtores locais -que abastecem as cantinas escolares de Évora - foram às imediações das escolas básicas do Rossio, Bairro da Câmara e S. Mamede dar a conhecer e vender os seus produtos, acabadinhos de colher na horta.

A Vereadora do Município de Évora, Sara Dimas Fernandes e o Presidente da União das Freguesias Urbanas de Évora, Nuno Cabrita, estiveram no local e compraram também algumas frutas e legumes.

Trata-se de mais uma iniciativa que reflete o espírito de Évora como Cidade Educadora e que, além de estar aberta a toda a comunidade, fomenta a relação de proximidade entre a comunidade educativa com produtores locais. Mostra igualmente as vantagens dos circuitos curtos de produção de hortícolas e frutícolas e da aquisição de produtos frescos e saudáveis.

Esta é também uma forma de a população apoiar a economia local e a sustentabilidade ambiental, uma vez que o transporte dos alimentos tem uma reduzida emissão de gases poluentes e a sua produção é feita recorrendo a técnicas tradicionais de agricultura.

Recorde-se que os Mercadinhos são organizados pela Câmara Municipal de Évora, União das Freguesias Urbanas de Évora (Malagueira e Horta das Figueiras, Bacelo e Sr.ª da Saúde e Évora -  Centro Histórico), Trilho - Associação de Desenvolvimento Rural e Movimento Slowfood Alentejo.

Pode conhecer melhor estes produtores da nossa terra ou fazer as suas encomendas na página electrónica www.prove.com.pt e ainda através dos telefones 964 938 901 (João Paulo Correia) e 967 079 607 (Luís Grilo).

M1.JPG M2.JPG M3.JPG M4.JPG M5.JPG