12 outubro 2017

Prof. Galopim de Carvalho partilhou saberes em Évora

​"Luz, minerais e Évora dos anos 30" foi o tema da conversa com ciência que teve como orador convidado o Professor Galopim de Carvalho e que decorreu ontem (11 de outubro) no Tribunal da Relação de Évora.

Esta palestra informal marcou o arranque do Projeto Missão Ciência & Arte no ano letivo 2017/18, projeto coorganizado pela Câmara e Universidade de Évora, em parceria com os 4 Agrupamentos de Escolas de Évora, e, neste caso, contou com o apoio do Tribunal da Relação de Évora, um espaço emblemático da nossa Cidade Educadora.

A conversa e o orador foram apresentados pela Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Élia Mira, que recordou também os objectivos deste projeto que se iniciou no ano passado e em relação ao qual os participantes têm mostrado um grau de satisfação bastante elevado.

Mostrou o seu reconhecimento pela forma como este Professor Catedrático está sempre disponível para "partilhar o enorme saber que dispõe e colocá-lo ao serviço da comunidade", tendo por isso aceitado o convite feito no ano lectivo de 2014/15 para ser patrono da Escola do Bacelo que recebeu o seu nome.

Com o seu apurado sentido de humor e sabedoria, o Prof. Galopim de Carvalho falou do auxílio que a luz dá na formação dos minerais e das características destes. Mostrou ainda fotos antigas de Évora dos anos 30 e 40 que está a reunir para um livro de memórias sobre a  cidade, contando ainda episódios da sua vida passados nessa época que deliciaram o público.

A próxima conversa com ciência sobre o tema "biomecânica da dança", com a participação especial do Prof. Orlando Fernandes, terá lugar no Teatro Garcia de Resende em meados de novembro.

GC1.jpg GC2.jpg GC3.jpg GC4.jpg GC5.jpg GC6.jpg