09 dezembro 2014

Com a participação da Câmara de Évora: Professor Galopim de Carvalho homenageado na Escola do Bacelo

A atribuição de patrono a esta escola foi celebrada hoje (9 de dezembro), numa cerimónia de homenagem a este professor catedrático.

​A partir de agora, a Escola EB1/JI do Bacelo passa a ter novo nome, Escola Básica Galopim de Carvalho. A atribuição de patrono a esta escola foi celebrada hoje (9 de dezembro), numa cerimónia de homenagem a este professor catedrático, eborense de nascimento e que ficou famoso pelas suas investigações sobre dinossauros. No evento, participou também o Presidente e a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora.

Recorde-se que o Município eborense fez a proposta ao Conselho Geral Transitório do Agrupamento de Escolas nº 4 para designar esta escola como Escola Básica Galopim de Carvalho. O Agrupamento votou favoravelmente a atribuição do patrono e o processo seguiu para o Ministério da Educação que autorizou o pedido. Câmara, Agrupamento e Professor Galopim de Carvalho estão já a preparar trabalho para realizar com os alunos, cujo tema são as ciências.

O acolhimento dos convidados pelos gigabombos da escola Básica Conde Vilalva marcou o início do evento, tendo-se seguido a cerimónia de homenagem com a apresentação de boas vindas pela Diretora do Agrupamento, Lurdes de Brito e intervenções do Prof. Galopim de Carvalho e do Presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá.

Após um momento musical que incluiu canções cantadas pelos alunos e pelo grupo musical "Brasa Dourada", procedeu-se à entrega de ofertas simbólicas ao homenageado e ao descerrar de uma placa no átrio da escola. Feita a visita a algumas salas, que a partir de agora estão batizadas com o nome de várias espécies de dinossauros, os convidados assistiram à representação de uma peça teatral dos alunos sobre "A História da Terra", na sala polivalente do Pré-Escolar.

O encerramento da cerimónia decorreu na Biblioteca Escolar, onde o Prof. Galopim de Carvalho ofereceu vários livros seus à escola e também uma curiosa formação geológica denominada "Galopinite​", recolhida numa das suas investigações.