12 setembro 2016

Programação cultural da exposição “Caminhantes Sem Voz” – Ciganos do Alto Alentejo

No âmbito da iniciativa “Évora à Calma” e no quadro da exposição “Caminhantes Sem Voz” – Fotografias de Ciganos do Alto Alentejo, de Adalrich Malzbender, a Habévora EM leva a efeito três iniciativas associadas aos aspetos sociais e culturais das comunidades ciganas

No âmbito da iniciativa "Évora à Calma" e no quadro da exposição "Caminhantes Sem Voz" – Fotografias de Ciganos do Alto Alentejo, de Adalrich Malzbender, a Habévora EM leva a efeito três iniciativas associadas aos aspetos sociais e cultu​rais das comunidades ciganas:

No dia 14 de Setembro, quarta-feira, pelas 16 h, na Biblioteca Pública de Évora, terá lugar a apresentação do livro: "O Singular do Plural", de Maria José Vicente. Segundo a autora, da Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN), a publicação pretende "desmistificar um plural (os ciganos) supostamente representativo de uma entidade coletiva apenas imaginária e quase sempre negativa, que procura classificar o todo ignorando as partes".

A apresentação do livro será seguida de um workshop, entre as 16h30 e as 17h30, sob o tema "Intervenção Social com as Comunidades Ciganas", com orientação de Maria José Vicente. Terá como objetivo, entre outros, promover um maior conhecimento sobre as caraterísticas e os aspetos culturais que as comunidades ciganas apresentam, no sentido de promover a sua efetiva inclusão. Embora tenha como púbico alvo os técnicos de intervenção social, é aberto também à comunidade em geral e terá participação gratuita.

No dia 16 de Setembro, sexta-feira, pelas 17h30, na loja da Habévora no Bairro da Cruz da Picada, terá lugar uma conversa com Sónia Matos, da AMUCIP – Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas. A conversa abordará temáticas relacionadas com as caraterísticas sociais das comunidades ciganas.

No dia 21 de Setembro, quarta-feira, entre as 09h30 e as 18h00, no edifício dos Paços do Concelho, Sala dos Leões, terá lugar uma ação de formação sobre "A Cultura Cigana". Será monitorada por formadores da AMUCIP – Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas e terá também participação gratuita.

A exposição "Caminhantes Sem Voz" – Fotografias de Ciganos do Alto Alentejo, de Adalrich Malzbender continua patente na Biblioteca Pública de Évora, Loja da Habévora na Cruz da Picada e Palácio do Barrocal (INATEL), podendo ser visitada até ao dia 16 de Outubro de 2016​