23 outubro 2018

Projecto Municipal de Envelhecimento positivo apresentado aos parceiros

​Uma reunião inserida na Rede de Encontros com as entidades e organizações de apoio a séniores do Concelho teve lugar na tarde de ontem (19 de Outubro), nos Paços do Concelho de Évora.

​

Esta iniciativa, no âmbito do Mês Maior, contou com a participação da Vereadora da Educação e Intervenção Social da Câmara de Évora, Sara Dimas Fernandes, que apresentou às entidades parceiras o Projecto Municipal de Envelhecimento Positivo. Ouviu também estas falarem do trabalho que desenvolvem e, nele inserido, das dificuldades sentidas e das mais valias que são portadoras.

A Vereadora fez ainda um enquadramento do trabalho camarário face a um sector populacional afectado por significativas dificuldades, como sejam as baixas pensões, dificuldade de acesso a serviços e bens, fragilidades de saúde, entre outras.

Tendo em conta esta realidade, o Município de Évora procura que as iniciativas sejam acessíveis a todos, nomeadamente facilitando o transporte e instituindo a gratuitidade. Estimular a formação e o incentivo a uma melhor qualidade de vida é também sempre tido em conta na realização do referido trabalho.

Recorde-se que o Projecto Municipal de Envelhecimento Positivo é um documento sintetizador das principais estratégias e ações na área do envelhecimento, positivo, activo e saudável, tendo como objectivo promover a qualidade de vida dos seniores, valorizando o seu papel na sociedade.

Contém quatro principais eixos estratégicos de intervenção que incluem um diversificado conjunto de ações concretas. O primeiro incide na capacitação das pessoas/instituições que trabalham no apoio aos idosos do Concelho e o segundo visa a promoção do envelhecimento positivo através de um conjunto de ações a desenvolver anualmente dirigidas aos idosos. Entre estas, está o Centro de Convívio da Câmara Municipal de Évora aberto à comunidade e que oferece um vasto e diversificado programa de actividades para os seniores.

O terceiro eixo está orientado para o combate ao isolamento e exclusão social/valorização social do papel do idoso dando continuidade a projectos/iniciativas municipais já existentes com este propósito.  Incentivar as organizações e idosos considerados individualmente a actuar enquanto promotores de uma cidadania plena e activa, em fóruns e instituições onde são reconhecidos o conjunto de direitos e deveres dos cidadãos é o objectivo do quarto eixo estratégico.

R1.JPG R2.jpg R3.JPG R4.JPG R5.JPG R6.JPG R7.JPG R8.jpg