15 maio 2019

Projeto Mais Próximo de Todos com ações intergeracionais

​N​o âmbito do projeto municipal Mais Próximo de Todos realizou-se um convívio intergeracional entre a turma de alunos do 4ºA da EB de São Mamede e a Associação de Idosos de Guadalupe no dia 3 de Maio, que contou com a participação do Vereador Eduardo Luciano. No dia 14, o encontro foi entre a turma do 4ºB da EB de São Mamede e o Centro Social e Paroquial da Boa Fé.

Na Associação de Idosos de Guadalupe, os alunos cantaram canções para os idosos, ofereceram um livro com textos e desenhos alusivos ao primeiro encontro realizado e elaboraram em conjunto um painel de Primavera, a que chamaram "Floredo". As crianças do Jardim de Infância de Guadalupe também participaram nas atividades.

No Centro Social e Paroquial da Boa Fé, os alunos passaram o dia na instituição com os idosos. No período da manhã realizaram uma atividade de expressão plástica, seguindo-se uma visita guiada ao interior e exterior da instituição. Depois de almoço, seguiu-se um momento musical, no qual os alunos apresentaram 4 canções aos idosos. O encontro finalizou com o grupo de dramatização do Centro de Convívio da Câmara Municipal de Évora que apresentou a peça de teatro "À Espera no Consultório" aos alunos e utentes da instituição.

Através destes encontros, a autarquia eborense pretende​ promover as trocas intergeracionais, constituindo também uma forma eficaz de combater a solidão e o isolamento sentido por muitos idosos, devolvendo-lhes a alegria e o prazer de viver que as crianças tão bem sabem transmitir.

3 maio - a.jpg 3 maio - b.jpg 3 maio - c.jpg 3 maio - d.jpg 3 maio - e.jpg 3 maio - f.jpg 3 maio - g.jpg 3 maio - h.jpg 3 maio - i.jpg 3 maio - j.jpg