02 julho 2018

Projeto SENSIBLE implementa tecnologias de armazenamento e gestão de energia em Valverde

A localidade de Valverde, pertencente à União de Freguesias de Nossa Senhora da Tourega e Nossa Senhora de Guadalupe – concelho de Évora – é um dos três demonstradores a nível europeu do SENSIBLE, projeto comunitário de 15 milhões de euros, inovador a nível armazenamento e gestão de energia em edifícios e em comunidades. Em simultâneo com Nottingham (Inglaterra) e Nuremberga (Alemanha), em Valverde estão a ser testadas novas tecnologias que permitam uma gestão otimizada da rede e promovam uma maior eficiência energética para os consumidores.

O projeto, gerido em Portugal pela EDP, foi iniciado em 2015, envolve um consórcio de 15 parceiros de vários países e encontra-se em fase de conclusão. Esta segunda-feira (02 de julho) de manhã, em Valverde, teve lugar uma sessão de apresentação de alguns resultados. Os responsáveis pelo projeto afirmam ter sido completadas, com sucesso, as etapas de especificação, desenvolvimento de soluções e validação laboratorial.

João Rodrigues, Vice-Presidente da Câmara de Évora, afirmou que este é um projeto no qual vale a pena apostar e sublinhou a boa aceitação por parte da população, algo corroborado por Joaquim Pimpão, Presidente da União de Freguesias. João Marques da Cruz, executivo da EDP, garantiu que esta é uma rede de futuro em que cada casa será um produtor de energia.

Em Valverde, há 25 clientes envolvidos no projeto, os quais estão equipados com 25 sistemas de gestão de energia, 25 sistemas fotovoltaicos, 15 baterias residenciais e 15 termoacumuladores elétricos.