26 agosto 2016

Memorando de entendimento assinado ontem: Quinta do Paço de Valverde vai ser concessionada para uso turístico

​O Memorando de Entendimento para a requalificação da Quinta do Paço de Valverde foi assinado na tarde de ontem, dia 25. A cerimónia, realizada no Conventinho do Bom Jesus de Valverde (Mitra), contou com a presença dos Secretários de Estado da Cultura, Turismo e Tesouro e Finanças. Eduardo Luciano, Vereador com o pelouro da Cultura, representou a Câmara Municipal de Évora.

O autarca, no seu discurso, manifestou esperança que o concurso público que vai agora avançar possa contribuir, por um lado, para a preservação do património existente. Por outro lado, Eduardo Luciano alertou para a importância de garantir "que a intervenção reverta a favor da comunidade e em benefício da qualidade de vida das populações", salientando, ainda, a necessidade de assegurar a fruição pública do espaço ainda que concessionado a privados. Como última nota, o vereador deixou o desejo que o investimento se concretize no mais curto espaço de tempo possível.

Atentos, os governantes ouviram e deixaram a garantia de que os eventuais investidores terão de assumir o restauro dos edifícios e a sua manutenção, além de manter o acesso livre ao público. Este é um dos 30 edifícios públicos integrados no programa governamental destinado a concessionar património abandonado e degradado a privados para investimento turístico.

Saliente-se, também, que a Universidade de Évora manterá o uso dos jardins que, aliás, irá requalificar para os vários tipos de ensino que ali são ministrados, como assegurou a Reitora Ana Costa Freitas.

A ratificação do memorando foi celebrada entre o Turismo de Portugal, I.P., a Direção Geral do Património Cultural, a Direção Regional de Cultura do Alentejo e a Universidade de Évora.

Recorde-se que a Quinta do Paço de Valverde está classificada, desde 2010, como monumento de interesse público, onde se inclui a Zona Especial de Proteção (ZEP) do Convento do Bom Jesus de Valverde.

e2.jpg e1.jpg e3.JPG e4.JPG